
O Jovem Programador, um dos mais reconhecidos programas de capacitação em tecnologia de Santa Catarina, anuncia que as inscrições para a sua 5a edição estão oficialmente abertas. Gratuito para os alunos que atendem aos critérios, o programa oferece formação completa em programação e tecnologia, preparando jovens e adultos para ingressar no mercado de trabalho em uma das áreas mais promissoras do Brasil.
Com início das aulas para março de 2025, o programa está presente em mais de 20 cidades catarinenses. O Jovem Programador é uma iniciativa do SEPROSC, em parceria com o SENAC/SC, e se destaca pelo forte viés social proporcionado pelo Programa SENAC de Gratuidade (PSG).
Sobre o Programa
O Jovem Programador foi criado para atender à crescente demanda do setor de TI por profissionais qualificados, oferecendo formação em programação do zero, certificação reconhecida e conexão com empresas de tecnologia. Pessoas a partir de 16 anos, sem limite de idade, podem participar das 1.178 vagas disponíveis.
A Jornada PJP inclui:
Workshop: Conceitos e Lógica (4h) Programador de Sistemas (200h) Programador Web (240h) Hackathon Final
Com aulas híbridas – online e presenciais – o programa foi planejado para oferecer flexibilidade e acesso em toda a região, garantindo um ensino inclusivo e de qualidade.
1
Investimentos e Impacto
Nos anos de 2021 a 2023, o Jovem Programador já recebeu mais de R$ 11 milhões em investimentos, e no ano de 2024 R$ 7,5 milhões. Esses recursos refletem o compromisso de patrocinadores e apoiadores que acreditam na força do programa para transformar vidas e fortalecer o setor de tecnologia em Santa Catarina.
Em quatro edições anteriores, o programa já impactou milhares de jovens, acumulando números expressivos:
- 2021: 3.174 inscritos, 19 turmas, 611 vagas em 13 cidades
- 2022: 3.169 inscritos, 20 turmas, 601 vagas em 17 cidades
- 2023: 4.011 inscritos, 21 turmas, 730 vagas em 19 cidades
- 2024: 4.381 inscritos, 31 turmas, 1.024 vagas em 21 cidades
O Jovem Programador reforça o posicionamento de Santa Catarina como um polo tecnológico em ascensão.
Reforçando a Divulgação das Inscrições
A página de inscrição oficial do programa já está no ar: https://www.jovemprogramador.com.br/inscricoes-jovem-programador/
O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de pessoas, a partir de 16 anos, para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.
O curso permite que jovens possam se qualificar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 23 municípios de Santa Catarina.
Os jovens terão infraestrutura técnica e terão aulas de forma híbrida, presencial e virtual, que exigem que os alunos tenham acesso a equipamentos para a realização das atividades práticas.
Neste ano teremos um projeto-piloto com uma turma exclusiva para mulheres em uma de nossas Unidades! A proposta é fortalecer o acesso das mulheres na área de tecnologia trazendo novas oportunidades para esse público e para o segmento.
A preparação é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar oportunidades para que os alunos conheçam as empresas parceiras. A ideia é proporcionar uma formação de qualidade, bem como interagir em webs de orientação de mercado e de experiência na área ao longo da formação com empresas com forte atuação em desenvolvimento de sistemas, para que os alunos se preparem para buscar colocações em empresas pequenas, médias e grandes da área de TI.
O PROGRAMA se destina a pessoas:
O PROGRAMA é de iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina - SEPROSC e realização do SENAC.
Para a edição de 2026 as cidades são:
Araranguá, Blumenau, Biguaçu, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.