Jovem Programador participa de encontro na ACATE e fortalece conexão com o ecossistema de inovação de SC

Jovem Programador participa de encontro na ACATE e fortalece conexão com o ecossistema de inovação de SC

O futuro do mercado de tecnologia em Santa Catarina está sendo construído com base em parcerias sólidas — e o Programa Jovem Programador faz parte dessa transformação. No início de setembro, alunos do PJP participaram de uma série de atividades promovidas pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), incluindo a participação no Startup Summit 2025 e uma visita ao Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis. O convite reforça o reconhecimento do programa como uma das iniciativas mais relevantes para a formação de jovens talentos na área de tecnologia em SC.

Mais do que um curso: uma ponte com o mercado

Durante o Startup Summit, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o ecossistema de inovação, com acesso a conteúdos de alto nível, networking com profissionais do setor e uma imersão em temas como inteligência artificial, empreendedorismo, cibersegurança e futuro do trabalho. A participação também representou um marco simbólico: o reconhecimento da importância de iniciativas como o PJP dentro de um contexto estadual que já impactou mais de 55 mil pessoas por meio de programas de formação apoiados pela ACATE.

Visita ao Centro de Inovação ACATE Primavera

Além do evento, os estudantes do Jovem Programador também participaram de uma visita guiada ao CIA Primavera, um dos ambientes de inovação mais representativos do estado. O momento foi compartilhado com jovens de outros programas como Floripa Mais Tec, Eliti, CPDI e o Centro Cultural Anastácia. Durante a visita, os participantes conheceram de perto as estruturas que conectam startups, empresas e instituições de ensino, além de participarem de conversas com líderes da ACATE e representantes das organizações parceiras. A ação foi mais um passo importante na ampliação de horizontes profissionais e na valorização do papel transformador da educação tecnológica.

Parceria que transforma realidades

O Programa Jovem Programador é uma realização do SEPROSC, em parceria com o SENAC SC, e já capacitou milhares de jovens em todo o estado com foco em lógica de programação, desenvolvimento de sistemas e empregabilidade. Participar de encontros como esse é mais do que uma experiência extracurricular — é a confirmação de que o PJP está alinhado com as demandas reais do mercado e com o futuro da tecnologia em SC. Com cinco edições realizadas, o programa segue ampliando seu impacto e fortalecendo conexões com as principais instituições de tecnologia do estado.

Programa Jovem Programador
Tecnologia com propósito. Formação com impacto.


Publicado em 12/09/2025 16:01:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de pessoas, a partir de 16 anos, para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se qualificar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 23 municípios de Santa Catarina.

Os jovens terão infraestrutura técnica e terão aulas de forma híbrida, presencial e virtual, que exigem que os alunos tenham acesso a equipamentos para a realização das atividades práticas.

Neste ano teremos um projeto-piloto com uma turma exclusiva para mulheres em uma de nossas Unidades! A proposta é fortalecer o acesso das mulheres na área de tecnologia trazendo novas oportunidades para esse público e para o segmento.

A preparação é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar oportunidades para que os alunos conheçam as empresas parceiras. A ideia é proporcionar uma formação de qualidade, bem como interagir em webs de orientação de mercado e de experiência na área ao longo da formação com empresas com forte atuação em desenvolvimento de sistemas, para que os alunos se preparem para buscar colocações em empresas pequenas, médias e grandes da área de TI.

O PROGRAMA se destina a pessoas:

  •  Com idade a partir de 16 anos:
  •  A partir da 1ª série do Ensino Médio;
  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina - SEPROSC e realização do SENAC.

Para a edição de 2026 as cidades são:

Araranguá, Blumenau, Biguaçu, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>