
Alunos viveram experiências imersivas no maior evento de tecnologia do estado, com destaque no Innovation Camp e participação ativa nos três dias de programação
De 27 a 29 de agosto, a capital catarinense foi palco de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do Brasil — o Startup Summit 2025. Promovido pela ACATE em parceria com o SEBRAE, o encontro reuniu mais de 10 mil pessoas entre líderes de mercado, investidores, empreendedores e talentos em formação. E o Programa Jovem Programador esteve presente com protagonismo. Com uma delegação formada por alunos e representando diretamente a força da parceria entre SEPROSC e SENAC SC, o PJP se destacou tanto em atividades práticas quanto em experiências de imersão no universo da tecnologia.
Inovação em ação: Jovens do PJP são destaque no Innovation Camp
No terceiro dia do evento, alunos da unidade SENAC Florianópolis participaram do Innovation Camp, atividade promovida pela Júnior Achievement e pelo SEBRAE. Os 50 ingressos foram concedidos aos alunos de melhor desempenho do programa — um reconhecimento pelo empenho e pela evolução de cada um ao longo da jornada. A proposta do desafio foi pensar: “E se sua escola fosse muito mais do que um lugar para estudar?” — e os jovens, organizados em equipes, desenvolveram soluções criativas com base em metodologias de inovação. Uma das equipes do PJP foi destaque entre as três melhores da competição, com um pitch final elogiado pela clareza, aplicabilidade e inovação da proposta. Mais do que participar, os estudantes demonstraram na prática o que o programa ensina: resolver problemas reais com criatividade, colaboração e visão de futuro.
PJP de Palhoça participa dos três dias do Summit
Enquanto a turma de Florianópolis se destacava no Innovation Camp, outros cinco alunos da unidade SENAC de Palhoça viveram a experiência completa dos três dias de evento, graças a uma parceria com a ACATE e o SEBRAE. Eles circularam entre estandes, assistiram a painéis com líderes do setor, interagiram com empresas e conheceram novas tecnologias — conectando os aprendizados do programa com as demandas reais do mercado. “Foi um divisor de águas. Ver de perto como o ecossistema funciona nos ajudou a entender onde queremos chegar”, comentou um dos participantes.
Formação de talentos em um dos maiores polos de tecnologia do país
O Programa Jovem Programador foi criado com um propósito claro: formar talentos para um mercado que não para de crescer. E os números comprovam: só em 2024, o setor de tecnologia de Santa Catarina movimentou mais de R$ 42,5 bilhões, colocando o estado na 5ª posição no ranking nacional — à frente de gigantes como o Rio Grande do Sul. Fazer parte do Startup Summit é, portanto, estar onde a inovação acontece, e mais do que isso: é colocar os alunos em contato com o ecossistema de forma prática, estratégica e inspiradora.
Formação que conecta, transforma e representa
A participação no Startup Summit 2025 reafirma o papel do Jovem Programador como uma das mais importantes iniciativas de formação técnica e inclusão no mercado de tecnologia de Santa Catarina. Fruto da união entre o SEPROSC e o SENAC SC, o programa já impactou milhares de jovens ao longo de suas cinco edições — e agora avança ainda mais, conectando seus alunos com o que há de mais atual no setor de TI. Tecnologia com propósito. Formação com impacto. Seja em desafios de inovação, nos corredores de eventos como o Startup Summit ou nos laboratórios das unidades SENAC por todo o estado, o Programa Jovem Programador segue abrindo caminhos, ampliando horizontes e transformando vidas.
Porque mais do que ensinar código, o PJP ensina propósito.
E o futuro — com certeza — passa por aqui.
O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de pessoas, a partir de 16 anos, para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.
O curso permite que jovens possam se qualificar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 23 municípios de Santa Catarina.
Os jovens terão infraestrutura técnica e terão aulas de forma híbrida, presencial e virtual, que exigem que os alunos tenham acesso a equipamentos para a realização das atividades práticas.
Neste ano teremos um projeto-piloto com uma turma exclusiva para mulheres em uma de nossas Unidades! A proposta é fortalecer o acesso das mulheres na área de tecnologia trazendo novas oportunidades para esse público e para o segmento.
A preparação é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar oportunidades para que os alunos conheçam as empresas parceiras. A ideia é proporcionar uma formação de qualidade, bem como interagir em webs de orientação de mercado e de experiência na área ao longo da formação com empresas com forte atuação em desenvolvimento de sistemas, para que os alunos se preparem para buscar colocações em empresas pequenas, médias e grandes da área de TI.
O PROGRAMA se destina a pessoas:
O PROGRAMA é de iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina - SEPROSC e realização do SENAC.
Para a edição de 2026 as cidades são:
Araranguá, Blumenau, Biguaçu, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.