Jovem Programador supera meta de inscrições

Jovem Programador supera meta de inscrições

O Senac SC e o Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina) comemoram o sucesso do Jovem Programador, projeto de capacitação em programação de computadores. A meta inicial foi superada, com 3.174 jovens inscritos, distribuídos nas cidades sedes selecionadas para a primeira edição: Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul e Tubarão.

As inscrições terminaram no último dia 14 de junho e o curso iniciou com o primeiro módulo dia 21 de junho, com término do segundo módulo previsto no início de dezembro de 2021 - quando então todos os alunos já estarão aptos para estágio ou emprego em empresas de TI do Estado de Santa Catarina.

Juliano Vieira, coordenador executivo do programa, informa que todos os jovens participarão das aulas do primeiro módulo e aqueles que tiverem bons indicadores serão convidados a participar do segundo e terceiro módulos. “As vagas para o segundo e terceiro são limitadas e a expectativa é de formação 500 jovens nesse segundo semestre de 2021”, afirma.

O presidente do Seprosc, Márcio Elias Gonçalves, acredita que a criação de um programa estadual, com o objetivo de aumentar a oferta de mão de obra para a área de TI é um sonho que está sendo realizado. “Além de atendermos ao anseio das empresas, estamos contribuindo com uma ação social importante, dada a gratuidade para alunos de baixa renda e a oportunidade que esses jovens terão para encontrarem seus primeiros empregos, em área tão promissora”.  

Carlos José Pereira, diretor do Seprosc responsável pela formatação do programa completa: “No início parecia que tínhamos barreiras intransponíveis, dado o ineditismo do programa, haja vista ser o primeiro que pretende atingir até 2023 todos os municípios do Estado de Santa Catarina, culminando com a formação de 2500 a 3000 jovens por ano”.

Já o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, reitera que a qualificação das pessoas para o setor garante o crescimento sustentável das empresas de tecnologia. “O Jovem Programador é um projeto inovador que estrutura não somente a formação de profissionais para este segmento como também reúne empresas e entidades para fomentar e fortalecer ainda mais o setor de tecnologia em Santa Catarina”, explica.

A previsão é que o Jovem Programador contemple gradativamente outras cidades catarinenses a partir de 2022 e, em 2023, a ideia é que seja realizada uma edição totalmente online para atingir todos os municípios do Estado.


Publicado em 25/06/2021 14:52:00

Sobre o Programa

O PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens denominado JOVEM PROGRAMADOR, tem como missão a capacitação tecnológica para formação de jovens programadores para atuação principalmente em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas. 

Sem prejuízo do trabalho presencial, a ênfase na empregabilidade é principalmente na forma de Teletrabalho, permitindo que jovens possam desenvolver suas atividades e funções a partir de suas localidades, eliminando a necessidade da presença física nas empresas empregadoras.

O PROGRAMA visa despertar o interesse do jovem pelo Teletrabalho. Atuar de sua cidade sem ter que se deslocar para outros municípios.  

O principal parceiro de ensino para início do PROGRAMA é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, que dispõe de larga experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará, gradualmente, à medida que o PROGRAMA avança, suas excelentes instalações em diversos pontos do Estado de Santa Catarina, bem como as instalações de parceiros, para que jovens sem infraestrutura técnica possam participar das aulas, que centralizadas e distribuídas de forma on-line, exigem que os alunos tenham acesso a equipamentos para a realização das atividades práticas.

>

INSCREVA-SE AQUI

Inscrições Encerradas