N
Foto: Divulgação/Jovem Programador
Nessa semana, 35 alunos matriculados no Jovem Programador participaram da aula inaugural do programa em Pinhalzinho. Para viabilizar a formação gratuitamente, a JB Software articulou uma parceria com a prefeitura da cidade em nome do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina (Seprosc) e com apoio da Câmara de Vereadores, da Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (ACIP) e da HORUS Faculdades.
Segundo a diretora da Faculdade do SENAC de Chapecó, Silvana Marcon, “O salário de programador de software é bom e existem muitas vagas em aberto nessa área”. Ela ainda considera que “É uma satisfação representar o SENAC e participar desse momento histórico do Jovem Programador em Pinhalzinho.”
Já a CEO da JB Software, Elisabete Jussara Bach, reforça que a oportunidade oferecidas aos jovens entre 16 e 35 anos de idade é única. “Só no estado de Santa Catarina são 7500 vagas de programador em aberto”, diz. Ela aproveita para fazer alguns agradecimentos: “Parabenizo Michele Fischer do departamento de Marketing da JB e Nelson Ostroski, programador da JB Software, ambos fizeram um trabalho importante de divulgação que deu resultado. Ainda agradeço as equipes do SENAC, pois foi com a ação conjunta que conseguimos a busca dos alunos para realização do curso, tornando realidade a primeira turma do Jovem Programador aqui.”
O prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexen (PSDB), destacou que cursos de qualificação estão nos planos do governo municipal e reforçou a agilizada da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, que aprovou o regime de urgência e a dotação orçamentária por unanimidade. Foi isso que, segundo ele, viabilizou de forma definitiva a realização do Jovem Programador na cidade.
O presidente da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, Antônio Gallina (MDB), afirmou que a casa trabalha unida para apoiar projetos como o Jovem Programador, que vem ao encontro do desenvolvimento local. O presidente da ACIP, Sérgio Mazonetto, o coordenador do curso de sistemas de informação da HORUS Faculdades, Everton do Prado, e Cesar Lunkes, diretor da instituição também prestigiaram a aula inaugural.
A previsão é de que o Jovem Programador termine em dezembro deste ano. Após concluírem 35% do curso, os alunos-destaque já terão a possibilidade de iniciar um estágio na área de tecnologia.
*Com informações da JB Soft.
O Programa Jovem Programador é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (Seprosc) em parceria com o Senac SC. Com foco na empregabilidade, o programa oferece capacitação tecnológica para jovens que querem atuar no setor de tecnologia e é gratuito para quem tem renda familiar per capita de até dois salários mínimos.
O programa conta atualmente com o patrocínio de Benner Sistemas, Customax, Datainfo, Fácil/Espaider, GovBR, Havan Labs, JB Software, NDD, Porter Group, Quick Soft Tecnologia, Senior Sistemas, Softplan, Studos, Trier Sistemas, WK e apoio de Arco Instituto, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Communitech, Centro de Inovação de Blumenau (CIB), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Gene Conecta, Novale Hub – Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, Orion Parque Tecnológico, Inovale - Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe e Sindicato das Empresas de Informática e Processamento de Dados da Grande Florianópolis (Seinflo).
contato@jovemprogramador.com.br
(47) 99184-4928
@programa_jovemprogramador
O Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (Seprosc) foi fundado em 1986 com a missão de representar as empresas do setor de tecnologia que atuam no mercado catarinense. Filiada à Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), a instituição patrocina programas de formação de profissionais que buscam atender à demanda do setor de tecnologia.
As empresas associadas ao Seprosc contam com assessoria contábil e jurídica, descontos em pesquisas salariais e convênios médicos, além de participarem de um Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) que promove a troca de experiências entre os gestores de recursos humanos. Atualmente, o Seprosc é presidido pelo empresário Márcio Elias Gonçalves.
(47) 3037-4932/3037-4293
@seprosc_sc
O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de pessoas, a partir de 16 anos, para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.
O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 21 municipios de Santa Catarina,
Os jovens terão infraestrutura técnica e terão aulas de forma hibrida, presencial e virtual, que exigem que os alunos tenham acesso a equipamentos para a realização das atividades práticas,
A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços de gerar oportunidade aos alunos egressos do PROGRAMA nas empresas parceiras. A ideia é colocar na vitrine os alunos com bons indicadores, para que consigam colocações em empresas pequenas, médias e grandes da área de TI.
O PROGRAMA se destina a pessoas:
O PROGRAMA é de iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina - SEPROSC e realização do SENAC.
Para a edição de 2025 as cidades são:
Blumenau, Brusque, Biguaçu, Canoinhas, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.