Jovem Programador - Mercado de trabalho: 5 dúvidas de quem está iniciando a carreira de programação

Mercado de trabalho: 5 dúvidas de quem está iniciando a carreira de programação

Mercado de trabalho: 5 dúvidas de quem está iniciando a carreira de programação

Foto: Pixabay

Não é novidade que o mercado de trabalho na área de tecnologia da informação está aquecido: prova disso são as inúmeras possibilidades de carreira na área de programação. Mas para quem está começando agora, como os novos alunos que acabaram de iniciar as aulas do Programa Jovem Programador (PJP), surgem muitas dúvidas: o que preciso estudar? Quais as profissões em alta? Qual o melhor caminho a seguir?

Para tirar essas e outras dúvidas sobre as carreiras de programação, o blog do PJP conversou com o professor Nivaldo Pühler, Product Manager e professor do Jovem Programador na Faculdade Senac Brusque. E a primeira dica do especialista para quem está começando na carreira de programação é bem simples:

“Faça um Linkedin, faça cursos e vá divulgando seus estudos, mas também participe de eventos virtuais e presenciais. Lembre-se que para fazer trabalhos repetitivos sem pensar ou sentir, existem as máquinas e robôs. E a carreira em tecnologia está do outro lado, das pessoas que pensam e sentem. Sabem reagir e agir”, explica. 

Carreira de programação: por onde começar? 

Veja 5 das principais dúvidas de pessoas como você, que estão iniciando na área e as respostas do prof. Nivaldo Pühler que vão te ajudar neste começo de carreira, confira: 

1 - Na sua opinião, por que a carreira de programador está em expansão?

Prof. Nivaldo: O mundo está cada vez mais digital. Usamos a tecnologia para pedir um transporte, pedir comida, pagar contas, assistir a filmes e séries, jogar games, etc. Tudo o que conhecemos está tendo contato com tecnologia. A necessidade de programadores que tenham facilidade de resolução de transição entre contextos é uma realidade. Tudo muda muito rápido e quem conseguir se adaptar a esse cenário de mudanças frequentes vai ter muita oportunidade na carreira de programação. 

2 - Qual é o primeiro passo para quem deseja seguir nesta área? 

Prof. Nivaldo: Quem quer seguir nessa área precisa gostar de estudar. Assim como a tecnologia evolui, os processos também evoluem. Então, estar em tecnologia é estar constantemente estudando. 

3 - O que é preciso estudar para dar início à carreira de programação? 

Prof. Nivaldo:  O primeiro passo é mandar bem em lógica. Além disso, saber ler e gravar dados ajuda muito. Com isso, já temos uma boa base para início. Mas não podemos ficar focados somente em tecnologia: estudar sobre como se relacionar bem com as pessoas e trabalhar em equipe é um grande diferencial.

4 - Quais são as carreiras mais promissoras dentro desta área de TI hoje? 

Prof. Nivaldo: O mercado de tecnologia é muito democrático. Tem oportunidade para todos os gostos. Se você manda bem em lógica, domina facilmente linguagens de programação, a carreira de desenvolvedor, evoluindo para um arquiteto ou especialista é o caminho. Já se o seu negócio é trabalhar com dados, otimizando consultas ou montando relatórios e gráficos para tomada de decisão, pode seguir carreira como analista de dados. 

Mas se você sempre gostou de se aventurar montando computadores, fazendo manutenção em hardware, pode seguir as carreiras em infraestrutura; DevOps, vai seguir na mesma linha, mas agora com servidores virtuais. Se levantar requisitos é algo que te motiva, trabalhar com Product Manager ou Product Owner pode ser o caminho. Enfim, essa é só uma amostra do quão democrática é a área. E nem cheguei a falar em UX Designers, Agile, etc.

5) Qual dica você daria para quem está iniciando na área?

Prof. Nivaldo: Para quem está iniciando na área, a dica que eu daria é não focar apenas nas hard skills, mas evoluir também as soft skills é essencial. Ou seja, o mercado vai considerar muito seu conhecimento técnico, mas a forma que você se relaciona com as pessoas, como trabalha em equipe, como reage a uma situação difícil conta muito no dia a dia. 


Publicado em 02/08/2022 15:40:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas