Lógica de programação: o que é e por que é tão importante?

Lógica de programação: o que é e por que é tão importante?

Foto: Pexels

A evolução tecnológica abriu um leque de profissões nos últimos anos: para se ter ideia, somente no ano de 2020, o setor de tecnologia teve um crescimento de mais de 300%, segundo um levantamento da GeekHunter. E a tendência é que o setor continue aumentando a demanda por profissionais qualificados, como programadores e desenvolvedores, por exemplo. 

No entanto, para começar nesta área tão promissora, o primeiro passo é entender de lógica de programação, já que é por meio dela que os programadores estruturam os algoritmos. Em outras palavras, basicamente, os algoritmos são escritos a partir de uma lógica, que tem o objetivo de dizer ao computador exatamente o que precisa ser feito. Não é à toa que esse tema é um dos abordados inicialmente nas aulas do Jovem Programador e de forma massiva: o programa oferece alta carga horária da disciplina.

O que é a lógica de programação?

O especialista Filipe Eduardo Regis, desenvolvedor pleno e professor do Jovem Programador no Senac Blumenau, explica que “sem a lógica de programação, não conseguiríamos criar nossos programas, já que precisamos fazer isso de uma forma que o computador entenda o que queremos”. 

A lógica de programação é a forma como se escreve um algoritmo, que nada mais é que a sequência de passos para realizar uma função. Podemos comparar o algoritmo a uma receita de bolo, ou seja, um passo a passo que faz com que o resultado seja o esperado. Lógica de programação nada mais é, portanto, do que a organização do que deve ser executado pelo computador na hora de realizar uma tarefa ou resolver um problema. A diferença é que se na receita de bolo diz que é preciso adicionar uma lata de leite condensado, sabemos que antes é preciso abrir a lata; a máquina não sabe e, por isso, o programador precisa determinar cada detalhe.

“Você faz o computador escolher diferentes fluxos e, com eles, temos resultados diferentes. Trazendo para outra situação da vida real, funciona mais ou menos assim: se a lâmpada estiver queimada, troque-a por uma nova; se não estiver queimada, ligue a lâmpada”, analisa o professor do PJP. Para que isso seja possível, há uma série de linguagens de programação, como Java, JavaScript, C, PHP e Python, por exemplo, que servem para atender diferentes necessidades. No entanto, quem entende de lógica tem facilidade para aprender qualquer uma delas.

Por que a lógica de programação é tão importante?

Sistemas, jogos, softwares, aplicativos e outros produtos digitais – de programas mais básicos até funcionalidades mais complexas – são feitos a partir da lógica de programação. Resumidamente, a interação entre o homem e a máquina se dá graças a ela. Por isso, quem quer trabalhar na área de tecnologia precisa desenvolver a lógica de programação.

Programar é algo que exige criatividade e raciocínio lógico e definir a sequência de soluções a partir de uma lógica clara e funcional é uma necessidade cada vez mais constante em um mundo que avança a passos largos no setor da tecnologia. Por isso, quem desenvolve lógica de programação tem grandes chances de se destacar no mercado.


Publicado em 30/09/2022 14:45:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas