Importância do professor na formação em tecnologia

Importância do professor na formação em tecnologia

Por Juliano VieiraCoordenador do Programa Jovem Programador

Com a grande quantidade de informações geradas por inúmeras fontes, milhões de bytes sendo transportados no exato momento em que você lê esse texto, com tantas atribuições, responsabilidades, no meio desse tornado que se tornou o nosso cotidiano, temos uma figura que mesmo diante das mudanças, preserva um carisma especial.

Um profissional que é atencioso com todos, mesmo nos momentos que talvez ele fosse o que mais necessitasse de atenção, que mesmo depois de um dia extasiante encontra um tempo para compartilhar tudo que aprendeu ao decorrer da vida, que mesmo no final de semana está disposto a entregar e fazer mais pelo próximo.

Um ser que está disposto a corrigir e preparar com carinho a sua próxima aula, treinando e imaginando como será o momento da troca de conhecimentos em sala. Todos, absolutamente todos, já tivemos um professor, seja ele na escola formal ou na escola da vida. Professor que na etimologia da palavra vem do verbo professar, o mesmo que: exerce, exercita, ensina, confessa, abraça.

Atualmente o professor é o grande agente de transformação na sociedade: é através dele que se constrói uma geração pensante, questionadora e ciente dos seus direitos e da sua importância na sociedade. Na infância, o professor tem o papel de orientar os passos, conduzir os primeiros pensamentos, acalentar, ser a extensão dos pais na escola.

Já ao chegar no ensino médio, os alunos têm outra mentalidade, onde se começa a desenvolver os conhecimentos para serem aplicados na sua vida adulta, na sua carreira e o professor então se transforma em um agente responsável por estimular esse pensamento crítico, por despertar em seus alunos a vontade de transformação, da busca por um mundo melhor e mais justo.

Se nos remetermos ao conceito histórico, o professor é o mestre, detentor do conhecimento, no entanto, com todas as mudanças que aconteceram nos últimos anos, atualmente o professor é um mediador do conhecimento, é um facilitador do processo de aprendizagem, é a figura central da compreensão do aluno, é aquele que organiza e estrutura os ensinamentos para que o aluno compreenda e assimile os conhecimentos.

Utilizar a tecnologia em prol do conhecimento é um dos diferenciais do professor moderno que pode se atualizar constantemente e com facilidade. Além disso, a tecnologia proporcionou ao professor acompanhar o progresso na vida do seu aluno, ver suas vitórias e comemorar como se fosse sua.  

Mesmo diante de todas essas modificações, continua sendo o grande diferencial na vida de todos nós. Afinal um professor se constrói a cada dia, cada história, a cada aluno!

Neste dia 15 de outubro, parabéns a todos os professores, em especial, aos profissionais que contribuem com a formação dos nossos estudantes do Jovem Programador.


Publicado em 15/10/2022 09:36:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas