Jovem Programador - Estágio no setor de tecnologia: por que é tão importante?

Estágio no setor de tecnologia: por que é tão importante?

Estágio no setor de tecnologia: por que é tão importante?

Foto: Fauxels/Pexels

Muito se fala sobre a importância do estágio para a carreira profissional no setor de tecnologia, já que essa é uma excelente oportunidade para o estudante colocar em prática o conteúdo trabalhado durante o curso. Remunerado ou não, fazer um estágio tem uma série de vantagens, além de ajudar no desenvolvimento da carreira profissional. 

O especialista Júnior Cunha, um dos responsáveis pelo Jovem Programador e coordenador do eixo informação e comunicação da Faculdade Senac Brusque, já foi estagiário. Ele conta que durante um ano atuou como suporte aos usuários, fazendo pequenas manutenções e atualizações de infraestrutura: “Foi muito importante colocar o conhecimento em prática e principalmente lidar com os problemas do cotidiano”.

Com a ajuda dele, o blog do PJP preparou uma lista com 6 benefícios do estágio para a carreira profissional no setor de tecnologia. Confira:

Benefícios do estágio na área de tecnologia 

1) Aprender a lidar com os desafios do mercado de trabalho

Durante o estágio, o estudante assume tarefas importantes e pratica o que aprende em sala de aula. Isso traz amadurecimento profissional e desenvolve a capacidade de resolver os desafios cotidianos - o que é essencial no setor de tecnologia. Preparar-se desde cedo para lidar com o mercado é dar um passo importante na carreira profissional. 

2) Entender o seu perfil profissional

Fazer um estágio permite que o estudante circule por diferentes áreas, avalie suas habilidades e perceba quais atividades mais gosta de fazer. Além disso, o estágio permite o acesso a diversas possibilidades de trabalho e, dessa forma, o aluno pode se especializar e/ou estudar para se aperfeiçoar no setor de seu interesse.

3) Fazer networking e trocar experiências

Trabalhar com profissionais da área é uma das maneiras mais eficientes de trocar experiências, praticar o conteúdo aprendido no curso e ainda abrir portas para o mercado de trabalho. Afinal, atuar ao lado de pessoas que trabalham na área há mais tempo rende conselhos relevantes e conhecimento amplo sobre a profissão.

4) Aumentar as chances de conseguir um emprego

Infelizmente, nem todo mundo consegue um emprego fixo logo depois de terminar o curso e isso é uma preocupação de quem pretende entrar para um mercado tão concorrido. Estagiar pode aumentar as chances de conseguir um trabalho na área de tecnologia, já que muitas empresas efetivam os melhores estagiários.

5) Adquirir experiência e multiplicar competências

Já que praticamente toda vaga de emprego exige que o candidato tenha experiência na área, quem tem um estágio no currículo certamente está um passo à frente de quem não tem. Isso porque, durante o estágio, o estudante multiplica suas competências e aprende a resolver os problemas que fazem parte da profissão.

6) Ter uma renda própria

Se tem uma vantagem que agrada quem está começando a trabalhar na área, ainda que num programa de estágio, é o fato de ganhar o próprio dinheiro. Estágios remunerados não têm altos salários, mas de qualquer maneira esse benefício é um grande incentivador, já que ajuda a arcar com as próprias despesas.

A temporada de estágios do Jovem Programador já começou

Os alunos regularmente matriculados no Jovem Programador têm grandes chances de conseguir uma vaga de estágio nas empresas de tecnologia espalhadas pelo estado. Isso porque o programa incentiva a contratação dos estudantes, colocando-os em contato com os contratantes. A temporada de estágios do Jovem Programador começou no final de setembro e é uma ótima oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. 

Confira vagas disponíveis no mercado catarinense de tecnologia: Vagas Tecnologia

 


Publicado em 31/10/2022 14:46:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas