Como funciona um curso de programação?

Como funciona um curso de programação?

Em um mundo cada vez mais tecnológico, saber linguagem de programação se tornou um diferencial competitivo para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Vista antes como uma habilidade ligada aos jovens ou ao universo geek, esse conhecimento tem se tornado mais acessível, chegando a uma parcela mais ampla da população. 

E é justamente com o intuito de democratizar esse acesso que o Seprosc e o Senac SC oferecem o Programa Jovem Programador. O projeto, que une dois cursos de programação de software para adultos e jovens a partir de 16 anos, tem foco na profissionalização em tecnologia e na empregabilidade. Além disso, o PJP é uma oportunidade para quem busca aprimorar habilidades de tecnologia e criar soluções criativas para desafios no mundo digital.

“Durante o programa, o aluno vai aprender as bases e os elementos fundamentais da área: lógica de programação, linguagens de programação, criação de banco de dados, testes, back-end, front-end, entre outros. Vai ainda desenvolver habilidades como o pensamento crítico e analítico e a capacidade de resolver problemas e criar soluções”, afirma Juliano Vieira, coordenador do Programa Jovem Programador. 

O Jovem Programador é dividido em três módulos: I - workshop de conceitos de lógica de programação, II - programador de sistemas e III - programador web. Esses módulos são complementares e, juntos, estruturam a formação do futuro profissional de TI. Nas aulas, que tem uma metodologia voltada para a prática, os alunos desenvolvem e testam os sistemas, além de entregar projetos ao final de cada etapa. 

Confira como são divididas as aulas do Programa Jovem Programador:

Unidades curriculares – Programador de sistemas

Desenvolver sistemas de informação – 72 horas

Implementar bando de dados – 72 horas

Realizar testes e manutenção dos sistemas de informação – 36 horas

Total: 200 horas

Unidades curriculares – Programador web

Elaborar projetos de aplicações para web – 36 horas

Estruturar aplicações front-end para web – 48 horas

Desenvolver aplicações back-end para web – 96 horas

Publicar aplicações web – 36 horas

Total: 240 horas

*As unidades curriculares não possuem pré-requisitos e podem ser ofertadas de forma subsequente ou concomitante, segundo a disposição de cada Departamento Regional.

Ao todo, o PJP oferta uma carga horária de 440 horas/aula e, ao final do curso, os participantes estarão aptos a criar softwares de qualidade, além de adquirir habilidades úteis para o mundo digital.

Se interessou e também quer se tornar um programador? As turmas de 2023 do Programa Jovem Programador estão com inscrições abertas. Inscreva-se aqui.


Publicado em 23/01/2023 10:40:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas