Jovem Programador 2023 começa em março

Jovem Programador 2023 começa em março

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (Seprosc), em parceria com o Senac SC, promove o Jovem Programador, programa de formação de profissionais para o setor de tecnologia com foco na empregabilidade. Para 2023, a expectativa das instituições é que mais de 600 vagas sejam preenchidas nas unidades do Senac onde a qualificação será oferecida.

A inscrição para o Jovem Programador 2023 já pode ser feita gratuitamente no site do projeto. Por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), pessoas de baixa renda* podem estudar sem pagar nada. O curso está previsto para começar em março e as vagas são destinadas a pessoas com mais de 16 anos que residem em Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê ou em cidades adjacentes.

Para ingressar no programa, o interessado deve ser aprovado no workshop inicial sobre conceitos de lógica. Ao final do curso, o Jovem Programador promove o Hackathon, evento virtual que premia os melhores projetos desenvolvidos ao longo de uma semana de maratona e é uma oportunidade para que os alunos possam encarar os desafios do mercado de trabalho. Durante o Hackathon, os participantes são mentorados por profissionais atuantes no setor de tecnologia de Santa Catarina.

Neste ano, o Jovem Programador vai oferecer duas qualificações diferentes. “Quem concluir o programa vai ter o benefício de receber dois certificados alinhados com as necessidades mercadológicas, sendo um de programador de sistemas e outro de programador web. Esse é um dos diferenciais do Jovem Programador, oferecer uma formação completa e facilitar o ingresso dos estudantes no mercado catarinense de tecnologia”, afirma Juliano Vieira, coordenador do projeto no Senac SC. Ele completa dizendo que, ao todo, serão 440 horas/aula realizadas no modelo híbrido. 

O presidente do Seprosc Marcio Gonçalves avalia que, além de formar novos profissionais, o Jovem Programador colabora ativamente com o mercado catarinense de tecnologia, já que promove a aproximação entre programadores e empresas do setor. “O Jovem Programador abre um leque de oportunidades para quem quer iniciar na profissão de programador. O objetivo do projeto é justamente esse, conectar alunos em formação às empresas que buscam mão de obra qualificada em Santa Catarina”, diz.

Dados do Tech Report 2021 apontam que o Estado é um dos principais polos tecnológicos do país, com quase 18 mil empresas atuando no setor atualmente. João Marcos da Silva, de Blumenau, é ex-aluno e conseguiu uma vaga por meio do projeto. “O Jovem Programador me proporcionou o tão sonhado 'start' para ingressar no mundo da tecnologia. Sinto que encontrei minha vocação e isso faz com que eu busque cada vez mais aprender e evoluir na área", afirma. Hoje, o jovem de 24 anos é programador júnior na Fácil/Espaider. 

“O Senac Santa Catarina contribui significativamente nesse processo com mais de 1800 vagas nas três edições do programa. Não apenas nas empresas de TI, como também toda a cadeia produtiva de bens, serviços e comércio por meio da tecnologia”, afirma Alexandre Meneguetti, diretor regional do Senac SC.

Jovem Programador 2023

Quando? De março a dezembro de 2023

Onde? Formato híbrido com aulas presenciais em 18 unidades do Senac SC

Como se inscrever? Inscrição gratuita no site www.jovemprogramador.com.br 

Dúvidas? www.jovemprogramador.com.br/duvidas.php 

*O Jovem Programador é gratuito para pessoas com renda per capita comprovada de até 2 salários-mínimos. Mais informações: www.sc.senac.br/psg 


Publicado em 09/02/2023 09:08:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas