
Boa notícia para quem não se inscreveu a tempo para o Jovem Programador: as inscrições para a edição 2023 do programa foram prorrogadas. Agora, a data-limite para quem pretende participar da formação, idealizada pelo Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (Seprosc) em parceria com o Senac SC, é o dia 28 de fevereiro.
Para participar do Jovem Programador 2023, o interessado deve ter concluído ou estar cursando o ensino médio, morar em uma das cidades em que o curso será oferecido ou em cidades vizinhas e ser aprovado no workshop inicial, que vai acontecer entre os dias 2 e 4 de março. Neste ano, a capacitação será oferecida em 18 unidades do Senac SC: Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.
As inscrições para o Jovem Programador são gratuitas e, por meio do Programa Senac de Gratuidade, o curso não tem custo para pessoas com renda familiar per capita de até dois salários-mínimos. Quem não se enquadra nesse requisito, no entanto, pode participar da formação mediante o pagamento de uma mensalidade, que é definida por cada unidade Senac SC (informações nas próprias unidades). Além de oferecer uma formação ampla (são 440 horas/aula e duas qualificações: programador de sistemas e programador web), o Jovem Programador promove a interação entre os estudantes e as empresas de tecnologia de Santa Catarina.
Jovem Programador 2023
Quando? De março a dezembro de 2023
Onde? Formato híbrido, com aulas presenciais em 18 unidades do Senac SC
Como se inscrever? Inscrição gratuita no site www.jovemprogramador.com.br
Dúvidas? www.jovemprogramador.com.br/duvidas.php
*O Jovem Programador é gratuito para pessoas com renda per capita comprovada de até 2 salários-mínimos. Mais informações: www.sc.senac.br/psg
O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de pessoas, a partir de 16 anos, para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.
O curso permite que jovens possam se qualificar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 23 municípios de Santa Catarina.
Os jovens terão infraestrutura técnica e terão aulas de forma híbrida, presencial e virtual, que exigem que os alunos tenham acesso a equipamentos para a realização das atividades práticas.
Neste ano teremos um projeto-piloto com uma turma exclusiva para mulheres em uma de nossas Unidades! A proposta é fortalecer o acesso das mulheres na área de tecnologia trazendo novas oportunidades para esse público e para o segmento.
A preparação é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar oportunidades para que os alunos conheçam as empresas parceiras. A ideia é proporcionar uma formação de qualidade, bem como interagir em webs de orientação de mercado e de experiência na área ao longo da formação com empresas com forte atuação em desenvolvimento de sistemas, para que os alunos se preparem para buscar colocações em empresas pequenas, médias e grandes da área de TI.
O PROGRAMA se destina a pessoas:
O PROGRAMA é de iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina - SEPROSC e realização do SENAC.
Para a edição de 2026 as cidades são:
Araranguá, Blumenau, Biguaçu, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.