Workshop do Jovem Programador: saiba como vai funcionar

Workshop do Jovem Programador: saiba como vai funcionar

Nos próximos dias 2, 3 e 4 de março, quem se inscreveu para o Jovem Programador 2023 vai participar de uma etapa decisiva para conquistar uma vaga no programa de capacitação: durante esse período, será realizado o workshop inicial do programa, cuja participação é obrigatória para todos os interessados em seguir no projeto.

No evento online, os inscritos terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre o mercado de tecnologia de Santa Catarina e saber como vai funcionar o Jovem Programador deste ano. Além disso, o workshop terá atividades avaliativas, desenvolvidas com o objetivo de observar as aptidões básicas dos interessados em estudar programação. Os aprovados nessas atividades estarão aptos a ingressar no módulo II do curso, com início previsto para a segunda quinzena de março. 

O workshop será transmitido ao vivo pelo YouTube do Senac SC e separado por turnos: no dia 2, as atividades serão destinadas aos inscritos que escolherem o período vespertino; no dia 3, quem optou pelo período da manhã ou da noite é que vai participar e, no dia 4, será realizado um aulão para os inscritos que, por algum motivo, não puderem assistir o workshop na data escolhida.

Na área do aluno do site oficial do Jovem Programador, o inscrito escolhe o turno (e consequentemente a data) para participar do workshop. As atividades são ministradas por professores experientes e com amplo conhecimento sobre o mercado catarinense de tecnologia, considerado um dos mais relevantes do país. O resultado será divulgado no dia 8 de março também na área do aluno e os aprovados são considerados aptos a participarem da capacitação.

Juliano Vieira, coordenador do projeto no Senac SC, avalia que o workshop é mais do que uma mera avaliação dos interessados em fazer o curso: “É uma rara oportunidade de mergulhar na realidade da profissão, saber quais são os desafios e o que vem pela frente em um mercado tão promissor. Assim, os aprovados iniciam a formação cientes do que esperar do futuro, já que o objetivo do Jovem Programador é abrir portas para quem quer trabalhar como programador”.

O que é o Jovem Programador?

O Jovem Programador é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (Seprosc) em parceria com o Senac SC e tem o objetivo de formar novos profissionais para o mercado de TI. O programa é 100% gratuito para quem tem renda familiar per capita de até dois salários-mínimos, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Neste ano, a formação vai ocorrer entre março e dezembro no formato híbrido, com aulas presenciais em 18 unidades do Senac em Santa Catarina. Quem concluir o curso, terá duas formações diferentes: programador de sistemas e programador web. O Jovem Programador promove a integração entre alunos e empresas do setor por meio do programa de estágio e do Hackathon, que dá visibilidade aos melhores projetos desenvolvidos por alunos.

Workshop Jovem Programador 2023

Quando? Entre os dias 2 e 4 de março 

Onde? Online com transmissão pelo YouTube do Senac SC

Que horas? O inscrito pode optar pela participação em qualquer um dos períodos: matutino, vespertino ou noturno

Como escolher o turno? Na área do aluno do site oficial do Jovem Programador. Após a confirmação, será gerado um link de acesso.

Ainda tem dúvidas? Acesse jovemprogramador.com.br/duvidas.php ou entre em contato com a unidade Senac escolhida

Acesse a Área do Aluno: jovemprogramador.com.br/aluno

*Mais informações sobre o Programa Senac de Gratuidade: sc.senac.br/psg


Publicado em 27/02/2023 14:51:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas