A inteligência artificial vai acabar com o trabalho do programador?

A inteligência artificial vai acabar com o trabalho do programador?

O impacto do uso da inteligência artificial (IA) na sociedade tem sido debatido incansavelmente por especialistas das mais diversas áreas. Isso porque, ao mesmo tempo que a IA pode trazer benefícios para pessoas e empresas, os avanços preocupam quem trabalha em funções que exigem criatividade. É o caso das profissões na área de TI. Mas será que a IA vai ocupar o espaço do programador no mercado de trabalho?

Impactos da IA no mercado de trabalho 

Segundo informações da revista Exame, mais de 40% das empresas já usam a inteligência artificial no dia a dia de alguma maneira – de respostas automáticas no WhatsApp a atendimentos personalizados, por exemplo. Entre as companhias que já estão se beneficiando com a IA constam gigantes como Nubank, Magazine Luiza, Vivo e Cielo. 

Outro levantamento, da consultoria McKinsey, divulgou que mais da metade dos gestores globais perceberam vantagens econômicas com a aplicação da IA nas operações das empresas. Ou seja: para as companhias, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada no quesito financeiro, já que é capaz de promover economia por meio da automatização de processos. Menos pessoas trabalhando significa deixar de lado despesas com espaços, equipamentos e salários a pagar, entre outros gastos.

No entanto, é preciso que as empresas fiquem atentas: um relatório divulgado recentemente pela OpenIA, dona do ChatGPT, afirmou que a inteligência artificial é capaz de mentir. Em um teste de ética, o chatbot disse que não era um robô, e sim uma pessoa com deficiência visual e, por isso, precisava de ajuda para resolver um CAPTCHA. No documento, a OpenIA expressou “temores” em relação ao comportamento da ferramenta. 

Profissões correm o risco de desaparecer?

Os impactos da IA na sociedade e principalmente no mercado de trabalho ainda estão sendo calculados. Por isso, é cedo para avaliar se algumas – ou quais – profissões correm o sério risco de desaparecer ou se as ferramentas de inteligência artificial serão capazes de reduzir a carga de trabalho.

Um estudo feito pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, avaliou que o “efeito da IA no trabalho provavelmente será multifacetado”, o que quer dizer que provavelmente alguns profissionais serão substituídos pelos robôs, mas outros poderão usar a tecnologia como aliada na hora de realizar suas tarefas no trabalho, agilizando processos. Ainda segundo os pesquisadores norte-americanos operadores de call center, professores universitários, juízes e psicólogos clínicos estão entre as 20 profissões mais ameaçadas pela IA. Os programadores não aparecem na lista.

Em uma teleconferência, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, disse que a IA fará com que qualquer pessoa seja capaz de programar. Ele afirmou, ainda, que uma pessoa precisará dizer o que quer criar para a IA, que fará a parte de códigos sozinha. “Agora percebemos – o mundo agora percebe – que talvez a linguagem humana seja uma linguagem de programação de computador perfeitamente boa”, disse.

Embora os avanços possam causar preocupação em quem trabalha com tecnologia, no entanto, é preciso considerar que, além de ter a capacidade de mentir, o próprio ChatGPT já foi pego cometendo erros. Um pesquisador de IA norte-americano chamado Dmitri Brereton fez alguns testes e encontrou muitas inconsistências nas informações transmitidas pela ferramenta. Ou seja, segundo a pesquisa, é preciso checar o que a inteligência artificial entrega. E, pelo menos até o momento, nenhum software ou ferramenta é capaz de fazer isso sem a ajuda do fator humano. Essa é uma boa notícia para os profissionais de TI, afinal, pode ser um indício de que provavelmente a profissão passará por adaptações, mas não será completamente extinta.

 


Publicado em 19/05/2023 11:57:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas