O Mercado de TI em Santa Catarina: oportunidades para uma carreira em tecnologia

O Mercado de TI em Santa Catarina: oportunidades para uma carreira em tecnologia

Santa Catarina tem se destacado como um pólo promissor para profissionais de Tecnologia da Informação, oferecendo diversas oportunidades de carreira. De acordo com uma pesquisa recente divulgada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o setor de tecnologia no Estado tem apresentado um crescimento expressivo, impulsionando a demanda por profissionais qualificados.

De acordo com o  Mapeamento de Vagas 2023 realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia - ACATE, o setor de tecnologia em Santa Catarina deve ultrapassar a marca de 100 mil postos de trabalhos ativos até o final de 2025. O cargo com maior projeção de aumento é o de desenvolvedor, que deve abrir 14,3 mil vagas. Já em termos de linguagem de programação, as principais especialidades procuradas pelas empresas são: Javascript, React, Node.js, Python e Java.

Mas, outras carreiras também aparecem com aumento na demanda, entre elas: analista de negócios (1,9 mil), gestor de projetos (1,7 mil), analista e cientista de dados (3 mil), designer de produtos (1,5 mil), analista de controle de qualidade (1,3 mil), analista de aplicação e infraestrutura (1,1 mil), administrador de banco de dados (1 mil), agile na área de scrum master (909), consultor de segurança da informação (839), cloud engineer (820) e analista de processos (678) e outros cargos (358).

"Segundo nossa pesquisa junto às empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de SC, o setor contratou nos últimos dois anos 16,7 mil profissionais e deverá contratar mais 34 mil nos próximos 3 anos. A demanda certamente será ainda maior, pois estatísticas de mercado mostram que, a cada três profissionais que se formam com perfil tecnológico, dois vão trabalhar no setor de TIC,  um vai trabalhar nas demais verticais da economia e mais de 20% vão criar startups que também vão contratar. Portanto, programas como o Jovem Programador são uma grande oportunidade para novos profissionais se inserirem nestas carreiras tão promissoras e com tanta demanda", relata Moacir Antonio Marafon, Vice-Presidente de Talentos da ACATE.

Nesse contexto, o Programa Jovem Programador, uma parceria entre Seprosc e Senac SC, trabalha na formação de profissionais qualificados para atender as exigências das empresas de tecnologia. Durante a capacitação, os participantes do PJP têm acesso à formação tecnológica, com projetos práticos, participação em eventos como hackathon e oportunidades de estágio. Tudo isso para preparar os futuros desenvolvedores para os desafios do mercado de trabalho.

“Além dos conhecimentos técnicos, o PJP, que conta com o apoio da ACATE,  também atua para que os novos programadores desenvolvam soft skills, como trabalho em equipe, comunicação eficaz, pensamento crítico e autonomia digital. Essas competências são valorizadas pelas empresas, pois a colaboração e a capacidade de se adaptar a diferentes cenários são características essenciais no ambiente de trabalho”, afirma Juliano Vieira, coordenador do Programa Jovem Programador.

*Fonte: texto produzido com informações da ACATE 


Publicado em 19/06/2023 14:49:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas