Projeto Jovem Programador levará formação gratuita em TI a todas as cidades de SC

Projeto Jovem Programador levará formação gratuita em TI a todas as cidades de SC

O SEPROSC está lançando um programa gratuito de formação em desenvolvimento de sistemas que deverá beneficiar jovens de todo o estado.

Um dos diferenciais é a preparação para o teletrabalho, modalidade cada vez mais preferida por empresas e profissionais de TI, sem prejuízo de que os jovens possam ser contratados na modalidade presencial.

Denominado Programa Jovem Programador, o projeto será executado em parceria com o Senac, com aulas híbridas online e presenciais. A iniciativa já conta com o apoio de entidades empresariais como o Seinflo, de Florianópolis, e do Communitech, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville.

Haverá uma gradação no desenvolvimento do programa, mantendo aulas híbridas online/presenciais. Em 2023 será somente online/a distância para os alunos que tiverem estrutura técnica adequada. 

No primeiro ano serão beneficiados jovens em dez cidades que contam com unidades do Senac, para a modalidade online/presenciais.

Em 2022 o número de cidades atendidas subirá para 30.

TELETRABALHO

O programa será dividido em três fases. A primeira delas será operacionalizada pelo Seprosc, que ministrará conceitos de lógica em oito horas-aula, tema que será aperfeiçoado nas fases seguintes.

Posteriormente os alunos receberão 440 horas em formação técnica com professores do Senac.

“A ênfase na empregabilidade será principalmente na forma de teletrabalho, permitindo que jovens possam desenvolver suas atividades e funções a partir de suas localidades, eliminando a necessidade da presença física nas empresas empregadoras”, diz Marcio Gonçalves, presidente do Seprosc.

“O programa visa despertar o interesse do jovem pelo trabalho remoto.  A metodologia permitirá que jovens moradores de pequenas cidades possam ser contratados por empresas dos grandes centros urbanos, aumentando a renda familiar e até mesmo movimentando a economia do seu município. Ganham os jovens e empresas de quaisquer regiões.”

AMPLITUDE

O empresário Carlos José Pereira, responsável pela coordenação do programa, destaca que o Senac foi o parceiro de ensino escolhido devido a sua competência na execução de capacitações tecnológicas e devido à sua capilaridade, para as aulas online/presenciais. 

Ex-presidente e sócio fundador do Blusoft, Pereira foi o idealizador do projeto Programando o Futuro, embrião do Entra21, programa de muito sucesso em Blumenau e um dos melhores programas do Brasil para a formação de técnicos para o setor de TI.

“A meta é revelar talentos e levar oportunidades de emprego a jovens de todos os municípios do Estado de Santa Catarina, suprindo a grande carência de mão de obra do setor de tecnologia”, assinala Pereira.

O PROGRAMA

  • O foco é em jovens trabalhando como programadores na modalidade de Teletrabalho. Tanto as empresas quanto os jovens serão direcionados para essa modalidade, sem prejuízo da modalidade presencial.

  • O programa prevê uma gradação até acomodar as duas modalidades em 2023 – aulas online/híbridas e online/a distância.

  • Inicialmente se concentrará na oferta da modalidade de ensino híbrida – aulas online/presenciais, com conteúdo padronizado e turmas presenciais com monitores. 

  • Cada turma comportará até 40 alunos. Dependendo da demanda serão realizadas diversas turmas em um mesmo município, ainda que em turnos diferenciados. O objetivo do programa é maximizar a capacitação de jovens em termos de quantidade.

  • Esse modelo híbrido, aulas online/presenciais, deverá se manter durante toda a existência do PROGRAMA, principalmente para municípios onde haja instalações físicas adequadas, sejam do SENAC ou de parceiros credenciados, como prefeituras e escolas públicas. O número de cidades será incrementado ao longo do tempo.

  • A partir de 2023, haverá o oferecimento de aulas também na modalidade de online/a distância, para aqueles jovens que estejam localizados em municípios onde as aulas presenciais não forem oferecidas e que disponham de infraestrutura técnica adequada; não haverá a necessidade de deslocamento para as aulas e nem para o trabalho.

  • Em 2021 iniciará com 10 municípios, com turmas no modelo híbrido: Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, Palhoça e Rio do Sul.

  • Novos municípios serão acrescentados ao longo do tempo, nos locais onde o Senac disponha de unidades e municípios onde houver parceiros credenciados: Araranguá, Brusque, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Mafra,  Porto União, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Timbó, Tubarão, Videira e Xanxerê.

  • Municípios poderão se credenciar para oferecer estruturas em escolas públicas ou em prefeituras para oferta de aulas presenciais, principalmente para alunos carentes, que não possam participar do ensino a distância.

  • O programa se destina a jovens com idade a partir de 16 anos, cursando ensino médio ou superior como condição para estágio ou formado em ensino médio ou superior como candidato para emprego imediato dentro das regras estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho e convenções dos respectivos sindicatos, sempre a critério das empresas

  • O programa será gratuito apenas para alunos de famílias com renda média per capita de até dois salários-mínimos, o que corresponde a uma grande parcela da população.

  • Alunos que não se enquadrem nessa condição irão contribuir com valores a serem divulgados.

  • O curso contará com três módulos: Conceitos Lógica (8 horas), Programador de Sistemas (200 horas) e Programador WEB (240 horas).

  • Quando do lançamento oficial uma ampla campanha de divulgação será levada a todo o Estado. Os organizadores pretendem realizar duas edições ainda esse ano.


Publicado em 09/04/2021 10:00:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens, de 16 a 35 anos, para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municipios de Santa Catarina,

Os jovens terão infraestrutura técnica e terão aulas de forma hibrida, presencial e virtual.

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços de gerar oportunidade aos alunos egressos do PROGRAMA nas empresas parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos uma possibilidade de demonstrar suas habilidades perante as empresas patrocinadoras.

O PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade entre 16 e 35 anos:
  •  A partir do 1º ano do ensino médio;
  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina - SEPROSC e realização do SENAC.

Para a edição de 2022 as cidades são:

Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Pinhalzinho, Rio do Sul e São Bento, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira, Xanxerê.

 

>

Inscrição

Inscrições encerradas