O mundo passa por transformações constantes, sendo que a cada época e a cada geração surgem novas formas de ensinar e de aprender. Durante a vida, aprendemos naturalmente com as experiências, com os desafios e com o novo, e assim, com o passar do tempo, todo novo aprendizado nos permite ir além.
Quando escolhemos fazer parte do processo de ensino-aprendizagem como estudantes, temos o privilégio de receber das mãos, mentes e corações dos professores a direção para construir as competências que precisamos na hora de exercer uma profissão e para aprendermos a aprender. Com isso, seguimos o nosso caminho na busca pela expansão dos limites do nosso conhecimento.
Motivados pela curiosidade e pela busca do saber, os estudantes dedicam o tempo para sua formação, o que contribui para o seu crescimento e para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Independente da idade, experiência ou objetivos, contribuem uns com os outros, e quando olham para o passado percebem a mudança em si e naqueles que estão à sua volta.
Na era da informação, de evoluções tecnológicas impactantes como a inteligência artificial e da preocupação constante com a segurança da informação, os estudantes que escolhem atuar em áreas da tecnologia desafiam-se em um universo dinâmico e encantador. Um mundo cheio de mudanças e novidades, com novos assuntos para serem descobertos todos os dias, colocando os estudantes da área de tecnologia em posição de destaque em todas as áreas do conhecimento.
Neste 11 de agosto, Dia do Estudante, devemos celebrar a curiosidade, o conhecimento e o impacto real que a educação tem na sociedade. Para os alunos que estão iniciando a carreira ou aqueles que estão em formação para mudar o rumo das suas memórias e histórias, que seja um dia de contagiar e seguir aprendendo.
* Lariana é Engenheira de Telecomunicações, mestre em Engenharia Elétrica e trabalha como professora na Faculdade Senac Blumenau, além de entusiasta e participante ativa do programa Jovem Programador.
O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.
O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.
Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial.
A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia.
Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:
Com idade mínima de 16 anos:
Escolaridade mínima: cursando o ensino médio
Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas
O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.
Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:
Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.