Estágio: por onde começar e como se preparar para essa experiência profissional

Estágio: por onde começar e como se preparar para essa experiência profissional

Foto: Tima Miroshnichenko

Quando inicia a busca por um estágio, o estudante vivencia uma jornada emocionante, mas que também pode ser bastante desafiadora. Afinal, esse é o momento de dar os primeiros passos na carreira profissional e quem ainda não tem experiência precisa estar preparado para a entrevista e, claro, para ingressar no mercado de trabalho e desenvolver as atividades determinadas pela empresa.

Para isso, é essencial seguir alguns passos:

Definição do objetivo – Em primeiro lugar, é preciso saber qual o tipo de vaga à qual você quer se candidatar. Neste momento, faça uma autoavaliação e identifique suas habilidades, interesses e áreas de conhecimento. Defina também quais são seus objetivos como estagiário, o que quer aprender, competências que quer desenvolver e qual vaga se encaixa nos seus planos para o futuro. Isso ajudará na busca pela vaga adequada e evita que você se candidate a colocações que não fazem sentido, evitando, assim, perda de tempo.

Pesquisa e identificação de oportunidades – Depois de saber quais são seus interesses e objetivos, é hora de pesquisar as vagas de estágio abertas em sua região. Além dos sites de emprego e dos jornais locais, use o LinkedIn como seu aliado. Crie um perfil funcional e, dentro da própria plataforma, pesquise e se candidate às vagas de interesse. Aqui mesmo, no blog do Jovem Programador, já falamos sobre a importância do LinkedIn para a carreira profissional – a rede é muito usada por empregadores, vale a pena estar lá.

Currículo e portfólio atualizados – O currículo e o portfólio são a sua apresentação para o contratante e, por isso, precisam ser claros, concisos e conter as informações que se relacionam com a vaga pretendida. Não deixe de destacar sua formação, suas habilidades mais relevantes, experiências acadêmicas e projetos dos quais tenha participado. Importante: os dados de contato devem estar atualizados e sem erros de digitação. Além disso, tenha um email adequado para o mercado de trabalho, preferencialmente com seu nome e sobrenome – evite apelidos e brincadeiras.

Preparação para a entrevista – Foi chamado para a entrevista? É hora de se preparar, afinal, essa é uma etapa crucial para conseguir o estágio. Primeiro, pesquise sobre a empresa e a área na qual você vai trabalhar, se for contratado. Também é importante estar pronto para responder perguntas como “Fale sobre você” e “Por que você quer trabalhar aqui?”. Reforce oportunidades em que você colocou suas habilidades em prática e quais foram os resultados disso.

Como se destacar na entrevista de estágio?

A entrevista é uma etapa importantíssima na hora de conquistar a tão sonhada vaga de estágio e isso pode causar um pouco de ansiedade e nervosismo no candidato. Mas, candidatos bem preparados tendem a se dar bem nessa situação. Reunimos algumas dicas para te ajudar na hora de conversar com o empregador e se destacar em relação aos outros candidatos, confira:

- Procure se vestir com roupas discretas, mas não exagere, afinal, você não está concorrendo a uma vaga para executivo da empresa. Dicas para não errar: conheça a cultura da empresa, use cores neutras, evite decotes e roupas curtas, estampas e frases polêmicas.

- Comunique-se com clareza. Isso significa que é importante que o empregador entenda a sua mensagem de forma a saber quais são as habilidades que podem colaborar com a empresa. É preciso ser compreensível e evitar que informações verdadeiras pareçam confusas. 

- Mostre interesse e entusiasmo com a vaga e com a empresa, afinal, você quer o estágio! Demonstre paixão pela área, vontade de aprender e ajudar no dia a dia da empresa. Deixe o entrevistador perceber seu “brilho nos olhos”.

- Destaque suas habilidades interpessoais (Soft Skills). Fale sobre sua facilidade de aprender, de trabalhar em equipe e de realizar as tarefas respeitando os prazos determinados. Demonstre empatia e reforce a facilidade de comunicação.

- Seja respeitoso, não invente habilidades, não fale errado, não exagere nos elogios e não demonstre insegurança. É claro que, durante uma entrevista, tendemos a ficar ansiosos, mas quando estamos preparados, fica mais fácil diminuir um pouco a ansiedade. 

A temporada de estágios do Jovem Programador já começou!

Desde o último dia 26 de julho, a plataforma do Jovem Programador que conecta os alunos regularmente matriculados no programa às empresas patrocinadoras com vagas de estágio abertas está à disposição para contratações. Funciona assim: os alunos estão cadastrados na plataforma e autorizam a divulgação do seu perfil com os feedbacks dos professores, após isso, os cadastros são liberados para visualização dos patrocinadores. A partir daí, cabe à empresa avaliar os perfis e dar sequência à contratação. 

Essa é uma ótima oportunidade para que os alunos do Jovem Programador ingressem no mercado por meio do estágio em uma importante empresa do setor de tecnologia. O Jovem Programador não mede esforços para garantir uma boa colocação aos alunos preparados para estagiar na área, o objetivo é proporcionar ensino de qualidade com foco na empregabilidade, conectando quem emprega a quem quer trabalhar.

Confira mais informações no site Jovem Programador


Leia também: Jovem Programador - A importância do LinkedIn para a carreira profissional

 


Publicado em 21/08/2023 14:18:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas