Jovem Programador - Seprosc e Senac lançaam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Seprosc e Senac  lançaam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Seprosc e Senac lançaam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

O Senac SC e o Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina) apresentam um programa de capacitação tecnológica com foco na empregabilidade dos jovens catarinenses. 

A proposta atende às demandas de um mercado crescente, onde ainda falta mão de obra  capacitada para fomentar o crescimento das empresas e, consequentemente, o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia em Santa Catarina. Assim, o Jovem Programador terá ênfase no teletrabalho ou home office, permitindo que os alunos capacitados possam ser contratados por empresas de norte a sul do Estado.

"A ênfase na empregabilidade será principalmente na forma de teletrabalho, permitindo que jovens possam desenvolver suas atividades e funções a partir de suas localidades, eliminando a necessidade da presença física nas empresas empregadoras”, diz Marcio Gonçalves, presidente do Seprosc.

Para o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, a qualificação  das pessoas para o setor garante o crescimento sustentável das empresas de tecnologia. "A falta de qualificação é um dos principais entraves na ascensão das empresas de tecnologia e negócios digitais. O Jovem Programador é um projeto inovador que vai estruturar não somente a formação de profissionais para este segmento como também reunir empresas e entidades para fomentar e fortalecer ainda mais o setor de tecnologia em Santa Catarina”. 

Programa de capacitação tecnológica
O projeto Jovem Programador será dividido em três fases: a primeira, ministrada pelo Seprosc, terá como foco conceitos de lógica de programação. As duas etapas seguintes serão operacionalizadas pelo Senac SC, com os cursos de Programação de Sistemas e Programação Web. Ao todo, são mais de 440 horas-aulas para a formação de programadores. 

"O setor de tecnologia é muito dinâmico e o Senac SC sempre está atento a este movimento, proporcionando aos nossos alunos um ensino de qualidade com uma metodologia consistente e que esteja alinhado às necessidades de mercado. Este programa será fundamental para reduzirmos o gap da qualificação no ecossistema catarinense e alavancar o desenvolvimento tecnológico em nosso Estado ”, explica Juliano Vieira, coordenador do projeto. 

Com modelo híbrido de ensino, que inclui aulas online e presenciais, o programa contempla a formação de jovens a partir de 16 anos, cursando ensino médio ou superior. O projeto é gratuito para alunos de baixa renda, que serão beneficiados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem como proposta de garantir acesso à educação profissional para pessoas com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos. 

Empregabilidade no futuro
A previsão para início das aulas é no dia 28 de junho deste ano. Nesta primeira fase, o Jovem Programador terá abrangência em 12 cidades catarinenses com unidades do Senac SC, com a expectativa de formar mais de 400 jovens apenas neste ano:

  • Blumenau
  • Caçador
  • Chapecó
  • Concórdia
  • Criciúma
  • Florianópolis
  • Joinville
  • Joaçaba
  • Lages
  • Palhoça
  • Rio do Sul
  • Tubarão

No entanto, já está prevista a ampliação do programa para todos os municípios catarinenses até 2023 – assim como a expansão para a modalidade de ensino EAD. "A meta é revelar talentos e levar oportunidades de emprego a jovens de todos os municípios do Estado de Santa Catarina, suprindo a grande carência de mão de obra do setor de tecnologia”, acredita o empresário Carlos José Pereira. 

O projeto Jovem programador é uma iniciativa do Seprosc, com a realização do Senac SC e apoio de entidades empresariais como o Seinflo, de Florianópolis, e do Communitech, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville.


Publicado em 16/04/2021 14:12:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas