Jovem Programador - Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

No último sábado, 16 de dezembro, aconteceu a final da edição 2023 do Hackathon Jovem Programador, uma maratona virtual destinada aos alunos para que possam aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do programa sob orientação de profissionais experientes e atuantes no mercado de tecnologia de Santa Catarina. O Jovem Programador é uma parceria do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) com o Senac SC.

O primeiro lugar ficou com a equipe “Os Capivara”, de Brusque. Na segunda colocação ficou a equipe “Crocodevs”, de Jaraguá do Sul, e o terceiro lugar ficou com a “AstroByte”, de Joinville. Todos os integrantes das equipes vencedoras ganharam o prêmio correspondente: smartwatchs para o primeiro lugar, Alexas para o segundo e kits gamer para a terceira colocada do ranking. Além disso, os finalistas receberão brindes enviados pelos patrocinadores.

“Eu fui encorajado a participar do Hackathon por um professor do Senac e foi uma entrega gigantesca da equipe, como há muito tempo eu não fazia. A gente estava muito focado. Estou muito feliz, sou muito grato aos meus colegas, aos professores e mentores. A programação é gratificante quando você vê tudo aquilo rodando e o Hackathon vem para fechar esse ciclo de curso com chave de ouro”, comemora Juliano Pereira, membro da equipe vencedora.

Andréas Hartmann, presidente do SEPROSC, avalia que “O Hackathon é a coroação dos participantes deste programa tão importante para o mercado catarinense de tecnologia. O evento tem o objetivo de colocar em prática o que foi aprendido durante o curso e simular desafios que fazem parte do mercado de trabalho. É uma forma de desenvolver habilidades importantes e ainda ter contato com profissionais atuantes e experientes”.

Por dentro do Hackathon 2023

A edição 2023 do Hackathon do Jovem Programador foi realizada de forma virtual entre os dias 9 e 16 de dezembro e contou com a participação de mais de 150 alunos divididos em 27 equipes, que foram orientadas por 23 mentores. O objetivo do evento é fazer com que os alunos desenvolvam soluções a partir de pesquisas de mercado e criem projetos eficientes e aplicáveis.

Neste ano, os eixos que os alunos tiveram que explorar foram: “Mapeamento de custos nos procedimentos realizados nas aulas práticas de saúde”, “Precisão na cozinha – análise eficiente do custo na gastronomia”, “Gamificando a jornada do aluno no Senac SC”, “Senac protegido e seguro: livre de violências escolares” e “Gestão e valorização do tempo”. A equipe de jurados do Hackathon foi formada por Andréas Hartmann (HartSystem/Seprosc), Daniela Papelbaum (Senac Brasil), Henrique Otte (Bridge101 Aceleradora), Moacir Antonio Marafon (Softplan/ACATE) e Renata Rubik Maestri (Senac SC).

Lariana Luy Peixoto, uma das organizadoras do Hackathon, faz questão de ressaltar a relevância do evento: “Todos os alunos que participaram aprenderam muito, mesmo os que não foram premiados. Consideramos que o importante é a jornada, o que vai ser levado para a frente e, nesse sentido, o Hackathon é uma super conquista para todos. A final encerra um ano de dedicação e nós estamos muito satisfeitos com o resultado dessa terceira edição”, complementa. 

As inscrições para a edição 2024 do Programa Jovem Programador já estão abertas no site www.jovemprogramador.com.br

Sobre o Jovem Programador

O Programa Jovem Programador é uma referência no Estado de Santa Catarina, oferecendo capacitação tecnológica para jovens a partir de 16 anos e de forma gratuita junto às famílias com renda per capita de até dois salários mínimos. Com um olhar voltado para a empregabilidade, o programa visa preparar os participantes para um futuro de sucesso no setor de tecnologia.

O Programa Jovem Programador tem patrocínio das empresas: Datainfo, Exímio, Fácil, Grupo BST, Havan, JB Software, NDD, Quicksoft, Senior, Seti, Softplan, Systêxtil, Trier Sistemas e HartSystem, e apoio de Arco Instituto, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Communitech, Centro de Inovação Blumenau (CIB), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Gene Conecta, Novale Hub – Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, Orion Parque Tecnológico, Inovale - Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe, SOMAR Vale Europeu,  Núcleo de Empresas de Tecnologia de Tubarão e Região (AmurelTec) e e Sindicato das Empresas de Informática e Processamento de Dados da Grande Florianópolis (Seinflo).


Publicado em 19/12/2023 11:28:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas