Sobre o Programa

O PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens denominado JOVEM PROGRAMADOR, tem como missão a capacitação tecnológica para formação de jovens programadores para atuação principalmente em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas. 

Sem prejuízo do trabalho presencial, a ênfase na empregabilidade é principalmente na forma de Teletrabalho, permitindo que jovens possam desenvolver suas atividades e funções a partir de suas localidades, eliminando a necessidade da presença física nas empresas empregadoras.

O PROGRAMA visa despertar o interesse do jovem pelo Teletrabalho. Atuar de sua cidade sem ter que se deslocar para outros municípios.  

O principal parceiro de ensino para início do PROGRAMA é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, que dispõe de larga experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará, gradualmente, à medida que o PROGRAMA avança, suas excelentes instalações em diversos pontos do Estado de Santa Catarina, bem como as instalações de parceiros, para que jovens sem infraestrutura técnica possam participar das aulas, que centralizadas e distribuídas de forma on-line, exigem que os alunos tenham acesso a equipamentos para a realização das atividades práticas.

empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que envidará todos os esforços de ligar alunos egressos do PROGRAMA com as empresas do Estado. O objetivo do PROGRAMA, do ponto de vista dos jovens, é que os primeiros colocados, com bons indicadores nas duas fases do curso, consigam suas colocações em empresas pequenas, médias e grandes da área de TI. Há a expectativa de que nenhum jovem que obtenha o aproveitamento ideal na capacitação fique sem encontrar seu local de trabalho. As vagas de estágio e de empregos, oferecidas pelas empresas e divulgadas pelo PROGRAMA, serão oferecidas na modalidade de Teletrabalho, sem descartar a possibilidade de trabalho presencial. A divulgação ampla e transparente de vagas será um grande incentivo para os jovens perceberam a real necessidade do mercado e as potencialidades desse mercado.

O PROGRAMA se destina a jovens:

  • Com idade entre 16 e 25 anos;
  • Cursando ensino médio ou superior como condição para estágio ou formado em ensino médio ou superior como candidato para emprego imediato dentro das regras estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho e convenções dos respectivos sindicados, sempre a critério das empresas.

O PROGRAMA é de iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina - SEPROSC - e conta com o apoio do Sindicato das Empresas de Informática da grande Florianópolis - SEINFLO e do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville - COMMUNITECH.

Para a primeira edição de 2021 as cidades são:
Blumenau, Brusque, Caçador,  Chapecó,  Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul e Tubarão.


Parceiros


Patrocinadores


Apoiadores


Dúvidas Frequentes

Antes da Inscrição

É um programa de capacitação tecnológica para formação de jovens PROGRAMADORES para atuação principalmente em empresas de SC, independentemente do local onde estejam instaladas, na modalidade de TELETRABALHO sem prejuízo da modalidade presencial.

O programa se destina a jovens:

  • Com idade entre 16 e 25 anos;

  • Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

  • Que estejam cursando ensino médio ou superior como condição para estágio ou formado em ensino médio ou superior como candidato para emprego.

É gratuito para jovens que tenham renda familiar per capita de até 2 salários mínimos*⠀

Caso sua família não se enquadre dentro desse critério de renda média de até 2 salários mínimos, você poderá participar fazendo o pagamento integral do curso.Os valores e parcelas serão divulgados em momento oportuno. Acompanhe no site jovemprogramador.com.br.

*Somar a renda dos familiares (aqueles que tenham alguma renda), e dividir por todos os membros da família (inclusive aqueles que não têm renda nenhuma: como: crianças, adolescentes...) o resultado precisa ser menor que 2 salário mínimos, para se encaixar no programa de gratuidade.

Para a primeira edição de 2021 as cidades são:
Blumenau, Brusque, Caçador,  Chapecó,  Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul e Tubarão

O primeiro módulo iniciará em 21 de junho de 2021 e será finalizado em 01 de julho de 2021.

O segundo módulo terá início em 19 de julho de 2021 com previsão de término em 17 de novembro de 2021.

As inscrições devem ser realizadas através do site jovemprogramador.com.br e estarão abertas entre 22 de abril de 2021 e 14 de junho de 2021.

  • O primeiro módulo será totalmente ONLINE e não exigirá deslocamento;

  • O segundo e o terceiro módulos serão híbridos ONLINE e SEMIPRESENCIAL. Você deverá se deslocar até a unidade do SENAC em escala que será informada. 

Você não precisará ir todos os dias, haverá uma escala, mas deverá participar das aulas presenciais obrigatoriamente nos dias indicados.

Atenção: Ao ser selecionado e concluir o primeiro módulo com um bom aproveitamento, você receberá as instruções em seu e-mail, celular o endereço da unidade do SENAC onde deverá fazer sua inscrição para o segundo módulo, que será no seu município de residência.

Você irá completar 16 anos até o dia 21 de junho ?

SIM ➡️ Você pode participar
NÃO ➡️ Terá de esperar a edição de 2022

O aluno terá que ter apenas acesso à internet.
O primeiro módulo poderá ser feito por computador ou celular.

Já os módulos dois e três exigem acesso a um computador para participar do PROGRAMA, pois, embora o primeiro módulo seja totalmente ONLINE e os demais serão SEMIPRESENCIAIS.

Atenção: Caso você seja classificado para o 2º módulo e não tenha computador/internet entre em contato via: contato@jovemprogramador.com.br. pois estudaremos seu caso e faremos o possível para auxiliá-lo.

O primeiro módulo é totalmente ONLINE e os demais serão SEMIPRESENCIAIS.

Ao se inscrever selecione o TURNO que é melhor para você, mas o programa definirá a posteriori em que turno as aulas ocorrerão. Em alguns municípios, dependendo da demanda, poderá haver mais de um turno.

No primeiro módulo as vagas são ilimitadas, todos que se inscreverem poderão participar.
No segundo módulo as vagas serão limitadas. Os alunos com bons indicadores serão convidados a participar deste módulo.

Mas serão determinadas de acordo com a quantidade de inscritos. Há uma certa flexibilidade de aumento no oferecimento de vagas dependendo da demanda e dependendo da cidade em que o jovem fará as aulas presenciais.

Sim, tem a ênfase é nas linguagens JAVA e C#(C Sharp), sem prejuízo da introdução de outras linguagens que auxiliem no desenvolvimento dos alunos e suas habilidades. Os professores distribuíram exercícios em linguagens diferenciadas para que o você se familiarize com linguagens diferentes e possa estar apto a aprender uma nova linguagem nas empresas que for realizar seu estágio e desenvolver sua carreira profissional.

Claro, o intuito do Programa é de fato preparar todo e qualquer participante para entrada no mercado de trabalho.

Para estágio em empresas sim, mas para a contratação não. Veja que requisitos o programa exige acima.

O curso completo está dividido em três módulos totalizando 448 horas/aula: 

  • Conceitos Lógica – 8 horas (2 aulas de 4 horas); 

  • Programador de Sistemas – 200 horas (3 aulas por semana de 4 horas – Duração prevista de 6 meses); 

  • Programador WEB – 240 horas (3 aulas par semana de 4 horas – Duração prevista de 6 meses). 

Jovens que tiverem bons indicadores no primeiro módulo, serão convidados a participar do módulo seguinte. Se o número for superior ao número de vagas, a ordem de inscrição será critério de desempate.  

Atenção: Jovens com bons indicadores que não conseguirem acesso ao módulo seguinte por conta do número de vagas, estarão aptos para entrarem em edições futuras do PROGRAMA, sem terem que passar pelo módulo um novamente. Haverá uma lista de alunos egressos classificados que serão convidados para as edições seguintes em momento oportuno. 

Depois da Inscrição

Verificar seu lixo eletrônico, caso não encontre, entrar em contato através do e-mail contato@jovemprogramador.com.br 

Entre em contato com a unidade Senac da cidade que você selecionou para realizar o curso.

Blumenau.......🔹 (47) 3035-9999
Brusque...........🔹 (47) 3351-2626
Caçador...........🔹 (49) 3563-0000
Chapecó..........🔹 (49) 3361-5009
Concórdia.......🔹 (49) 3442-2993
Criciúma..........🔹 (48) 3437-9801
Florianópolis..🔹 (48) 3229-3200
Joinville............🔹 (47) 3431-6666
Joaçaba...........🔹 (49) 3906-5600
Lages.............. 🔹 (49) 3223-3855
Palhoça...........🔹 (48) 3341-9100
Rio do Sul.......🔹 (47) 3521-2266
Tubarão...........🔹 (48) 3632-2428
 

A empregabilidade é o foco do Programa, que fará todo o possível para que todos os alunos egressos do PROGRAMA, com bons indicadores, sejam contratos ou façam estágio em empresas do Estado de Santa Catarina.

Há a expectativa de que nenhum jovem que obtenha o aproveitamento ideal na capacitação fique sem encontrar seu local de trabalho, mas não há uma garantia, irá depender da seleção que as empresas realizarão.


INSCREVA-SE AQUI

DEVEM SE INSCREVER APENAS JOVENS ENTRE 16 e 25 ANOS.

Clique aqui para se inscrever

Política de Privacidade

PROGRAMA JOVEM PROGRAMADOR - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

O Programa Jovem Programador respeita a privacidade de todos aqueles que tenham interesse em dele participar na qualidade de candidato a vagas, com vistas à possibilidade de vir a integrar o quadro discente, assim como, quanto aos seus coordenadores e docentes e, em relação às pessoas físicas das Empresas apoiadoras do referido programa, tudo em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros, reconhecendo a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder, razão pela qual, estabelece a presente política de privacidade.

A presente política é específica e adequada ao Programa Jovem Programador, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, registrando que esta poderá ser alterada, e sua nova versão será publicada oportunamente, recomendando contato com a Coordenação do Programa para obtenção da última versão adotada.

Para este site específico o Programa solicita informações pessoais identificáveis:

  • Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, emitir e enviar  documentos com conteúdos a respeito do Programa. Essas informações pessoais identificáveis poderão ser compartilhadas com terceiros, desde que autorizadas através de Termo de Consentimento;
  • De interessados a vaga (Discentes). Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para o Programa.

Informações pessoais identificáveis são informações que podem ser utilizadas para identificar exclusivamente uma determinada pessoa, tendo como exemplo: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

O Programa pode disponibilizar informações pessoais identificáveis para cumprir ordens judiciais ou leis que exijam a divulgação de tais informações.

As informações pessoais identificáveis fornecidas ao Programa são recolhidas, processadas e armazenadas por este em território nacional, registrando que foram tomadas medidas razoáveis para proteger as informações compartilhadas, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

A qualquer momento o titular dos dados identificáveis pode contatar o Programa e solicitar a exclusão definitiva de seus dados dos bancos de dados de informações dele, registrando que essa faculdade, quando exercida, importará na exclusão do candidato ou da empresa a qual o titular representa, exceto em caso de substituição deste.

Quaisquer dúvidas ou reclamação sobre essa política de privacidade, ou sobre as práticas de privacidade do Programa, favor entrar em contato:

E-mail: contato@jovemprogramador.com.br
Responsável: Alice

>

INSCREVA-SE AQUI

Inscrições encerradas

Jovem Programador

Redes Sociais

© 2021 Jovem Programador | contato@jovemprogramador.com.br | 47991844928