Ideação: tudo começa pelo problema

Ideação: tudo começa pelo problema

Por Fábian Luiz Mendonça Souza (Caco), professor, mentor, organizador e facilitador de processos de inovação corporativa e acadêmica do Senac SC

Quando se pensa em inovar, é muito comum iniciar por uma ideia de solução, mas o caminho mais assertivo é começar pelo problema. Quanto mais nos aprofundamos no problema, melhor idealizamos e desenvolvemos uma solução.

Primeiro: defina o problema. É preciso ter clareza de qual problema se quer resolver. Em seguida, é hora de validação: vá para a rua e entreviste pessoas que sofrem com ele.

“Os fatos estão fora do  escritório, dentro dele só existem opiniões”
Steve Blank

É só depois de validar e entender com propriedade o problema que devemos começar a pensar em como desenvolver a solução. Esse processo é chamado de ideação.

Junte um time heterogêneo, com diferentes habilidades comportamentais e técnicas (soft skills e hard skills) e faça um brainstorming para levantar possíveis ideias de solução. Nessa dinâmica, ninguém deve criticar as ideias levantadas pelos colegas. Deixem a criatividade fluir.

Após a “tempestade de ideias”, é hora de definir com o time qual é a proposta de solução mais interessante para ser desenvolvida.

“Tá bem, Caco, e depois?” Espere pelo próximo post…

E lembre-se: as inscrições para o Hackathon 2022 do Jovem Programador estão abertas. Participe! A maratona de inovação acontece de 3 a 10 de dezembro, exclusivamente para alunos do programa. Mais informações no site: jovemprogramador.com.br/hackathon.

Foto: Canva Studio/Pexels


Publicado em 16/11/2022 09:55:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas