Por Fábian Luiz Mendonça Souza (Caco), professor, mentor, organizador e facilitador de processos de inovação corporativa e acadêmica do Senac SC
Depois de validar o problema e transformar a ideia de solução em um protótipo - o famoso MVP - chegou a hora de apresentar aos jurados o resultado do trabalho do time: o pitch.
Mas, o que é isso, afinal?
O pitch é uma breve apresentação (o tempo costuma variar entre 1 e 5 minutos) onde o “pitcher” (pessoa que apresenta) precisa mostrar todo o potencial de negócios da solução criada. Quem vai estar ouvindo a ideia pode ser a banca de um Hackathon, um grupo de investidores, um parceiro de negócios ou, quem sabe, um potencial cliente.
Essa é uma metodologia muito utilizada pelas startups para apresentar seus produtos ou serviços. Um bom pitch pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma ideia de negócio.
Agora que você já sabe a importância desse momento, fique atento a alguns tópicos essenciais para um pitch de sucesso:
Um bom storytelling;
Clareza sobre o problema/dor que ser quer resolver;
Público que se quer atingir;
Concorrentes do negócio;
Diferenciais em relação aos concorrentes;
Planos futuros da startup;
Apresentar o time;
Ser claro e objetivo em relação a ideia e seu modelo de negócio.
E aí, tá preparado pra encarar essa?
Fique atento: as inscrições para o Hackathon 2022 do Jovem Programador estão abertas e terminam no dia 30 de novembro. Monte o seu time e participe! A maratona de inovação acontece de 3 a 10 de dezembro, exclusivamente para alunos do programa. Mais informações no site: jovemprogramador.com.br/hackathon.
Foto: RODNAE Productions/Pexels
O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.
O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.
Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial.
A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia.
Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:
Com idade mínima de 16 anos:
Escolaridade mínima: cursando o ensino médio
Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas
O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.
Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:
Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.