Falta de profissionais de TI é um desafio para o crescimento do setor em SC

Falta de profissionais de TI é um desafio para o crescimento do setor em SC

A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das mais importantes e promissoras do mercado de trabalho atualmente. Com a transformação digital em pleno vapor, a demanda por profissionais capacitados e especializados em TI vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Em Santa Catarina a realidade não é diferente.

No entanto, apesar de ser um estado em franco desenvolvimento tecnológico, Santa Catarina enfrenta um grande desafio para continuar crescendo: a falta de profissionais qualificados para atender as empresas locais. Uma pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) revelou que o setor de TI emprega cerca de 47 mil pessoas, o que representa 3,3% do total de empregos em SC. 

Segundo Jorge Cenci, sócio-fundador e presidente do Conselho de Administração da Senior Sistemas, esse cenário não é novidade: “Sempre houve uma demanda maior que a oferta quando se fala em profissionais preparados e esse déficit na formação se tornou cada vez mais evidente com o passar dos anos”. 

Por isso, a contratação de talentos é um verdadeiro desafio para as empresas. E uma das soluções para enfrentar esse problema é o investimento na formação e capacitação de novos profissionais. “Eu entendo que deva existir, hoje, uma forte determinação da sociedade para promover a inserção de pessoas no mercado de tecnologia. Buscar os jovens e apresentar a eles a área de tecnologia como uma oportunidade de carreira”, afirma Cenci. 

É nesse contexto que programas como o Jovem Programador, promovido pelo Sindicato das Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina (Seprosc) e Senac SC, atua para fomentar o ecossistema. Essa parceria busca formar novos profissionais de TI em um curso mais alinhado às demandas do mercado de trabalho. 

“Um dos diferenciais do Programa Jovem Programador é oferecer aos participantes uma formação completa e a possibilidade de entrar no mercado catarinense de tecnologia”, explica Juliano Vieira, coordenador do programa. Na edição de deste ano o programa atingiu mais de 4 mil inscrições, um recorde. 

Porém, para continuar crescendo, Santa Catarina precisa investir ainda mais na formação de novos profissionais e incentivar a permanência deles no estado, oferecendo condições de trabalho e remuneração compatíveis com o mercado. Outra medida importante é fomentar a criação de startups e empresas de base tecnológica, ampliando o ecossistema já existente. Com isso, é possível gerar mais empregos, além de fomentar a inovação e o desenvolvimento econômico do estado.


Publicado em 17/03/2023 09:37:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas