Mentores

Regulamento

Hackathon Jovem Programador 2025

O evento denominado Hackathon Jovem Programador é promovido pelo SENAC Santa Catarina e pelo SEPROSC - Sindicado das Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina em parceria com seus patrocinadores e entidades apoiadoras.

O Hackathon Jovem Programador visa estimular os alunos no desenvolvimento de soluções para problemas complexos, utilizando os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Além disso, o evento capacita e fortalece outras habilidades importantes para formação de profissionais qualificados, como gestão do tempo, trabalho em equipe, pesquisa e desenvolvimento de soluções em equipes com pessoas alocadas remotamente, visto que o evento é realizado em formato on-line.

A participação no evento implica na aceitação integral das regras aqui descritas, sendo imprescindível que todos os participantes leiam com atenção este documento.

As normas foram estabelecidas com o intuito de garantir a lisura, a igualdade de condições e a condução organizada do evento.

O Hackathon Jovem Programador é uma atividade extra-curricular do Programa Jovem Programador 2025, com a participação facultativa dos alunos regularmente matriculados.

As inscrições das equipes devem ser realizadas com 4 a 7 integrantes, exclusivamente pelo site do evento https://www.jovemprogramador.com.br/hackathon.

Os grupos poderão sofrer alteração de seus componentes desde que respeitando o limite mínimo e máximo determinado no item 2.

As alterações de grupo devem ser informadas pelos mentores-anjo das unidades até 26/11/25.

Alterações após este prazo ou que incorram em equipes fora dos limites (4 a 7 integrantes) serão avaliadas pela comissão organizadora.

As inscrições para o Hackathon seguem o cronograma do Quadro 1.

Quadro 1 - Cronograma de Inscrições

AÇÃO DATA LOCAL
Inscrições das equipes no Site 19/11/2025 https://www.jovemprogramador.com.br/hackathon
Análise das inscrições 27/11/2025 Online, realizado pela comissão organizadora e pelos mentores-anjo

A inscrição das equipes será gratuita e a sua realização implica na aceitação dos termos deste regulamento.

Os termos de ciência e autorização de imagem e privacidade seguem àqueles acordados na matrícula dos alunos no Programa Jovem Programador firmado com o Senac Santa Catarina.

O cancelamento das inscrições poderá acontecer a qualquer momento em função do descumprimento deste regulamento.

O evento reunirá, entre os dias 29 de Novembro e 06 de dezembro de 2024 , na forma de maratona, os estudantes do programa Jovem Programador 2025 devidamente matriculados e inscritos neste Hackathon, com o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas para os problemas apresentados durante o evento.

A participação de todos acontecerá on-line na plataforma utilizada pelo Senac Santa Catarina (Microsoft Teams).

Durante o período do evento ocorrerão períodos de interação ao vivo para abertura, oficinas, apresentações finais e premiação.

Os encontros ao vivo seguem o cronograma apresentado no Quadro 2.

Quadro 2 - Cronograma Geral do Hackathon Jovem Programador 2025

EVENTO DATA HORÁRIO
Abertura 29/11/2025 09h às 12h
Apresentação dos problemas/desafios 29/11/2025 14h às 15h
Oficina Ferramentas e Design Thinking 29/11/2025 15h às 16h
Oficina Validação de Problema 01/12/2025 19h30 às 21h
Oficina Modelo de Negócios / MVP 02/12/2025 19h30 às 21h
Oficina Pitch 03/12/2025 19h30 às 21h
"Apresentação dos classificados, Apresentação final, Resultado e Premiação" 06/12/2025 09h às 12h

As equipes receberão mentorias de profissionais dos dias 29 de novembro a 05 de dezembro de 2025. Para isso, terão acesso à agenda de disponibilidade dos mentores para agendamento.

O acesso à agenda e as informações complementares serão apresentadas na abertura do evento (29/11/2025).

As propostas de solução devem ser entregues de forma parcial e evolutiva no ambiente on-line do evento de acordo com o cronograma apresentado no Quadro 3. As entregas parciais são OBRIGATÓRIAS para eligibilidade à final.

Quadro 3 - Cronograma de Entregas

ENTREGA DATA HORÁRIO
Design Thinking e definição do problema* 01/12/2025 19h25
Validação do Problema e Ideação* 02/12/2025 19h25
Modelo de negócio e MVP* 03/12/2025 19h25
Gravação do pitch (3 minutos) * 04/12/2025 22h
Apresentação da soluão (postagem arquivos) *. 05/12/2025 22h

*Os arquivos deverão seguir a seguinte padronização de entrega exemplo “ Time T1 - Entrega E2 ”, onde T1 é o número da equipe e E2 o número da entrega.

É de responsabilidade do grupo certificar-se que a entrega foi postada corretamente no ambiente dentro do horário limite.

Em caso de envio das entregas em duplicidade pelo grupo (pelo mesmo aluno ou alunos diferentes do mesmo grupo), será considerada apenas a PRIMEIRA ENTREGA .

A comissão organizadora utilizará o horário registrado pelo Forms (OneDrive) no momento da entrega, para validação de entrega dentro do prazo.

As propostas apresentadas pelas equipes para este evento deverão ser originais e inovadoras alinhadas ao tema.

As soluções finais apresentadas serão avaliadas de acordo com os critérios apresentados no Quadro 4.

Quadro 4 - Critérios de Avaliação das soluções

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO *
Validação do problema – a problema foi validado pelo grupo? 0 a 5
Validação do MVP - Rodaram o MVP e coletaram feedback? (evidências no pitch) 0 a 5
Viabilidade – A solução é passível de ser desenvolvida? 0 a 5
Impacto da solução / Relevância – Capacidade de impactar de forma positiva a realidade do setor 0 a 5
Pitch - Qualidade e clareza na apresentação do projeto 0 a 5
Total de pontos possíveis no pitch 25

* 0 (zero) indica “não aplicado” e 5 (cinco) indica excelente

Em caso de atraso das entregas 1, 2 e 3, as equipes serão penalizadas em 2 pontos por entrega.

NÃO serão consideradas entregas após 23h59 do mesmo dia indicado no Quadro 3. A entregas 4 e 5 devem obedecer aos horários indicados no Quadro 3. TODAS AS ENTREGAS SÃO OBRIGATÓRIAS.

As 10 (dez) equipes com a maior pontuação média e que tenham realizado TODAS AS ENTREGAS do item 13, serão apresentados como finalistas no dia 06 de dezembro de 2025 para a apresentação e avaliação dos jurados em transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams e YouTube.

A comissão será acionada para decidir em caso de empate.

A apresentação dos finalistas respeitará o cronograma apresentado no Quadro 5.

Quadro 5 - Cronograma de divulgação e apresentação dos classificados

CLASSIFICAÇÃO DATA HORÁRIO
Divulgação dos finalistas 06/12/2025 09h
Apresentação final dos classificados 06/12/2025 09h30

As 10 propostas finalistas serão apresentadas, por até 3 minutos , on-line para os jurados que votarão seguindo os mesmos critérios avaliados no item 15. Após o computo da pontuação as 3 equipes vencedoras serão conhecidas conforme cronograma do Quadro 6. O vencedor será o que receber a maior pontuação média geral, seguidos do 2º e 3º lugares.

A comissão será acionada para decidir em caso de empate.

Quadro 6 - Divulgação do resultado final

CLASSIFICAÇÃO FINAL DATA HORÁRIO
Divulgação vencedores 06/12/2025 Após definição dos jurados

Os participantes garantem que contam com a titularidade exclusiva, livre de toda carga ou limitação, de todos os direitos de propriedade intelectual sobre todos os elementos utilizados para apresentação do projeto no evento.

Assim, a organização não poderá ser, em nenhum caso, responsável por eventuais reclamações de terceiros, em relação às infrações de direitos de propriedade intelectual, seja industrial, moral ou de qualquer outro tipo.

Os participantes estão cientes e autorizam aos organizadores do evento a partir de sua vinculação a este Regulamento, de forma irrevogável e gratuita, que façam uso de suas imagens e/ou seus nomes em qualquer publicidade, aviso ou comunicação que for realizada em qualquer meio escrito ou audiovisual, em qualquer territorialidade, seja nacional e/ou internacional, por tempo indeterminado e comprometem-se a assinar quaisquer documentos ou autorizações que possam ser necessárias para o uso dessas imagens e/ou nomes.

A organização reserva-se o direito de negar a participação e/ou excluir do evento as pessoas que violem direitos de propriedade intelectual e/ou copiem conteúdos dos quais não são autorizados.

Os participantes concordam que ao aderirem a este regulamento, estarão autorizando tacitamente à organização, o direito de utilizar os trabalhos realizados pelos candidatos como ferramenta de difusão ou propaganda, em qualquer territorialidade, seja nacional e/ou internacional, durante o período de 10 (dez) anos respeitando a Lei de Propriedade Intelectual vigente no território brasileiro.

As dúvidas que possam surgir sobre o funcionamento e sobre este regulamento podem ser levadas ao conhecimento da organização do evento, via e-mail: contato@jovemprogramador.com.br

A organização reserva-se o direito de recusar a participação de qualquer pessoa que não reúna os requisitos descritos neste regulamento, que não cumpra com os termos de participação ou viole o espírito do evento.

A organização reserva-se no direito de modificar em qualquer momento o regulamento, ou mesmo sua possível anulação antes da data de início do evento, sempre que exista justa causa, comprometendo-se a comunicar o novo regulamento e as novas condições do evento ou sua anulação definitiva, se for o caso, com a suficiente antecipação e publicidade, sem que exista direito a qualquer indenização em favor dos participantes.

A organização não se responsabiliza por participações que não sejam computadas por problemas técnicos que ocorram na transmissão dos dados.

A organização poderá desqualificar automaticamente qualquer participante que possua comportamento inadequado ou viole direito de terceiros.

Fica expressamente estipulado que não se estabelece, por força do presente evento e, ainda, pelo desenvolvimento por parte dos vencedores do projeto vencedor, qualquer vínculo de natureza empregatícia ou de responsabilidade, por parte dos realizadores, os participantes e, ainda, dos vencedores.

Os participantes, Titulares, ou seu Representante Legal, consente e concorda que o SENAC Santa Catarina realize o tratamento de seus dados pessoais, envolvendo operações como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração, nos termos do art. 8º da Lei nº 13.709/2018.

Os participantes declaram e aceitam todas as condições derivadas deste regulamento.

A Comissão organizadora não se responsabiliza por problemas técnicos que possam inviabilizar a realização do evento, se dando o direito de cancelar o evento.

 

Florianópolis, 27 de outubro de 2025

Comissão Organizadora



Parceiros