Salve na agenda: Hackathon 2022 do Jovem Programador será em dezembro

Salve na agenda: Hackathon 2022 do Jovem Programador será em dezembro

Entre os dias 3 e 10 de dezembro, o Jovem Programador realiza a segunda edição do Hackathon, cujo objetivo é promover desafios práticos para que os alunos do programa demonstrem suas habilidades para encarar o mercado profissional. Exclusivo para alunos, gratuito e 100% online, o evento vai englobar oito eixos de atuação do Senac SC: Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Educação.

Além disso, serão exigidos dos alunos os conhecimentos técnicos desenvolvidos ao longo do programa, criatividade, resiliência, habilidade de trabalhar em equipe e determinação para a solução de problemas. Durante o evento, os jovens programadores receberão a mentoria de profissionais experientes, que já atuam nas empresas patrocinadoras do projeto. Segundo Juliano Vieira, coordenador do projeto no Senac SC, “o Hackathon oferece a oportunidade de vivenciar experiências reais do mercado de trabalho, buscando soluções inovadoras e desenvolvendo as habilidades necessárias para ter sucesso na carreira, além da interação entre alunos, mentores e empresas participantes do programa.”

Carlos José Pereira, diretor do Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina) e responsável pela formatação do projeto, afirma que o Hackathon é uma excelente oportunidade para que os alunos tenham ideia do que irão enfrentar depois de formados. “Os desafios são desenvolvidos por profissionais que já atuam em cada área do conhecimento envolvida na maratona. O principal objetivo do evento é incentivar os jovens a desenvolverem as melhores soluções para problemas do dia a dia, ideias que surgem para melhorar a vida das pessoas”, afirma. 

A expectativa para a edição 2022 é de que entre 300 e 400 alunos do Jovem Programador participem do Hackathon – crescimento estimado de 70% em relação ao ano passado. Cada equipe terá entre 5 e 7 participantes e todos os projetos serão analisados por especialistas do Senac SC. Ao final, 16 propostas selecionadas serão avaliadas por uma banca de profissionais do mercado em um pitch ao vivo, transmitido pelo Youtube do Senac SC. Na ocasião, serão definidos os vencedores deste ano.

Júnior Cunha, coordenador do eixo Informação e Comunicação da Faculdade Senac Brusque,  explica que os critérios se baseiam em fatores como validação do problema, viabilidade, impacto da solução, qualidade e clareza na apresentação do projeto. Dos 16 finalistas, três serão premiados e o resultado será divulgado no dia 10 de dezembro durante o encerramento do Hackathon 2022. Os  ganhadores receberão: Smartwatch (1° lugar), Alexa (2° lugar) e Kit gamer (3° lugar). Todos os integrantes de cada equipe recebem os prêmios. O regulamento completo está disponível no endereço: jovemprogramador.com.br/hackathon


Publicado em 04/11/2022 14:49:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas