Jovem Programador 2022: maratona de encerramento premiou três projetos

Jovem Programador 2022: maratona de encerramento premiou três projetos

Pelo segundo ano consecutivo, o programa Jovem Programador realizou o Hackathon, evento totalmente online idealizado para promover desafios práticos para os alunos que estão concluindo a formação no programa. O objetivo do Hackathon é que os jovens demonstrem suas habilidades para encarar o mercado profissional e tenham contato com empresas do setor de tecnologia de Santa Catarina. Neste ano, o evento foi realizado entre os dias 3 e 10 de dezembro e teve mais de 270 participantes divididos em 44 equipes.

O Hackathon 2022 englobou oito eixos de atuação do Senac SC: Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Educação. Durante o evento, os jovens tiveram a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos ao longo do programa, como criatividade, resiliência, habilidade de trabalhar em equipe e determinação para a solução de problemas.

Equipes vencedoras do Hackathon 2022

Durante o Hackathon, os jovens tiveram que apresentar soluções aplicáveis. Primeiro, eles precisaram validar o problema, realizando pesquisas de mercado, e prototipar soluções com o objetivo de testar os desafios reais do mercado profissional. A final do evento, no dia 10 de dezembro, premiou as três equipes que se destacaram com projetos desenvolvidos exclusivamente para a maratona. Veja quem foram os vencedores:

1° lugar - Equipe Perry Squad, de Blumenau

Talento Igual (plataforma exclusiva para vagas afirmativas) - o objetivo é unir candidatos que pertencem aos grupos de minoria social (perfis diversos, considerando diversidade de gênero, étnicas raciais, questões socioeconômicas, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outras) aos recrutadores e facilitar a inserção desses grupos no mercado de trabalho. Cada integrante ganhou um smartwatch.

2° lugar – Equipe CapYvara, de Palhoça

Safe System (plataforma para gestão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para mais de 7 milhões de colaboradores no país) - o objetivo é otimizar a distribuição dos equipamentos, para que isso seja feito com eficiência, garantindo assim a segurança dos colaboradores e, consequentemente, reduzindo ações trabalhistas. Cada integrante ganhou um assistente virtual (Alexa).

3° lugar – Equipe Patos Quânticos, de Florianópolis

SUSi (sistema automatizado de atendimento de saúde) - o objetivo da plataforma é reduzir o índice de absenteísmo (ausência em consultas e exames) no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da confirmação ou remarcação de consultas em uma agenda controlada de forma automática. A plataforma também pode ser aplicada em outras áreas, como doação de sangue, vacinação e saúde da família, por exemplo. Cada integrante ganhou um kit gamer.

Os alunos inscritos no Hackathon tiveram o apoio de 62 mentores, participaram de 159 reuniões de mentoria divididas em 171 horas de trabalho. Todo esse empenho gerou 239 projetos entregáveis (fluxos, diagramas, layouts, protótipos e apresentações). 

Inscrições abertas para o Jovem Programador 2023

As inscrições para a edição 2023 do programa Jovem Programador já estão abertas. As aulas da terceira edição do curso, que prepara jovens para o mercado de tecnologia de Santa Catarina, estão previstas para começar em março. A expectativa do Seprosc e do Senac SC é que mais de 600 vagas sejam preenchidas em turmas distribuídas em 19 unidades do Senac SC espalhadas de norte a sul do Estado.

A novidade da próxima edição do PJP é que o curso será realizado no formato híbrido, com aulas online e presenciais nas unidades do Senac SC atendidas pelo programa. Além disso, a formação voltará a ofertar duas qualificações: programador de sistemas e programador web. Para isso, o curso vai ter 440 horas/aula e quem concluir a formação vai receber, portanto, dois certificados. O endereço para se inscrever é www.jovemprogramador.com.br/cadastro. As respostas para as dúvidas mais frequentes estão no endereço www.jovemprogramador.com.br/duvidas.php.


Publicado em 21/12/2022 19:54:00

Sobre o Programa

O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de jovens a partir de 16 anos para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.

O curso permite que jovens possam se capacitar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 20 municípios de Santa Catarina.

Os jovens contam com toda infraestrutura técnica e aulas de forma híbrida - online e presencial. 

A empregabilidade é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar aos alunos a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente nas empresas patrocinadoras e parceiras. O objetivo é proporcionar aos alunos ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do setor de tecnologia. 

Em 2024, o PROGRAMA se destina a jovens:

  •  Com idade mínima de 16 anos:

  •  Escolaridade mínima: cursando o ensino médio

  •  Que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas

O PROGRAMA é de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) e realização do SENAC SC.

Para a edição de 2024, o Jovem Programador estará nas seguintes cidades catarinenses:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages,  Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

>

Inscrição

Inscrições encerradas