Estudantes do PJP participaram de 12 horas de hackathon, desenvolveram soluções para desafios do mercado de tecnologia e agora avançam para a pré-incubação dos projetos
Transformar um problema real em uma solução funcional, trabalhando em equipe, utilizando tecnologia e tomando decisões em um período limitado. Foi essa a experiência vivida por alunos do Programa Jovem Programador durante o Paqthon 2026, hackathon idealizado e organizado pela ONG Prototipando a Quebrada, realizado em Florianópolis.
A participação terminou com um resultado de destaque para o programa: alunos do Jovem Programador estiveram nas equipes que conquistaram o 1º e o 3º lugares da competição.
Ao todo, 32 alunos do Jovem Programador do Senac Palhoça participaram da experiência. Antes da maratona, os estudantes passaram por encontros de formação e preparação para o desafio. Depois, foram 12 horas intensas de atividades no CentroSul, colocando conhecimentos e habilidades à prova em uma dinâmica de inovação, empreendedorismo e Inteligência Artificial.
Um hackathon para solucionar problemas reais
Em sua terceira edição, sendo a segunda realizada junto ao Startup Summit, o Paqthon tem como proposta fomentar o empreendedorismo e conectar diferentes organizações para a construção colaborativa de soluções.
A edição de 2026 colocou em discussão um tema especialmente próximo da realidade dos estudantes: as barreiras de entrada no mercado de tecnologia.
A partir do desafio apresentado, os participantes precisaram compreender o problema, discutir possibilidades, desenvolver uma proposta, construir um protótipo funcional e preparar um pitch para defender a solução.
As equipes foram estruturadas de forma a promover diversidade entre os participantes, considerando diferentes instituições, perfis comportamentais, habilidades técnicas e níveis de familiaridade com Inteligência Artificial.
Durante o desenvolvimento, os grupos também tiveram acompanhamento de mentores das áreas técnica, de empreendedorismo e de compreensão do problema. Entre os critérios considerados na avaliação estavam a relevância do problema, inovação da solução, funcionalidade do protótipo e apresentação do pitch.
O uso de Inteligência Artificial e vibe coding foi um dos pilares da edição, estimulando os participantes a utilizarem novas ferramentas para acelerar o desenvolvimento sem deixar de lado análise, criatividade e tomada de decisão.
EloFlow conquista o primeiro lugar
Entre as soluções desenvolvidas, a EloFlow, criada por uma equipe formada por alunos do Jovem Programador, conquistou o 1º lugar no Paqthon 2026.
A proposta consiste em uma plataforma para conectar candidatos a vagas no mercado de trabalho em tecnologia, combinando Inteligência Artificial e atendimento humanizado.
A ideia é reunir as potencialidades dos dois recursos para compreender melhor candidatos e oportunidades e, assim, buscar conexões mais assertivas entre os profissionais e as vagas disponíveis.
O resultado chama atenção também pela relação direta entre a solução criada e o desafio enfrentado por muitos estudantes que estão iniciando uma trajetória profissional. Durante a formação, os alunos se preparam para entrar no mercado de tecnologia. No Paqthon, tiveram a oportunidade de pensar e desenvolver uma solução para facilitar justamente essa entrada.
Além do primeiro lugar, estudantes do Jovem Programador também integraram a equipe que conquistou o 3º lugar, ampliando a presença do programa entre os destaques da competição.
Da competição para a pré-incubação
A experiência não termina com o resultado do hackathon.
As equipes finalistas seguem agora para uma etapa de pré-incubação dos projetos, prevista para acontecer entre setembro e novembro. O objetivo é permitir que as soluções continuem evoluindo após a maratona, criando espaço para aprimoramento, validação e desenvolvimento das propostas.
Para o Jovem Programador, experiências como o Paqthon complementam a formação ao colocar os estudantes diante de situações que exigem muito mais do que conhecimento técnico. Trabalho em equipe, comunicação, criatividade, resolução de problemas, gestão do tempo, capacidade de adaptação e apresentação de ideias também fazem parte do desafio.
O resultado conquistado pelos alunos demonstra, na prática, o potencial de aproximar formação e experiências reais. Mais do que ocupar o pódio, os estudantes puderam criar, testar, apresentar e agora continuar desenvolvendo soluções próprias, assumindo o protagonismo em uma experiência de inovação.
O Jovem Programador é idealizado pelo SEPROSC e realizado em parceria com o Senac Santa Catarina, conectando educação profissional às demandas e oportunidades do setor de tecnologia catarinense.
Jovem Programador leva alunos para uma imersão no Startup Summit 2026
Alunos do Jovem Programador conquistam 1º e 3º lugares no Paqthon 2026
Alunos do Jovem Programador participam do Conexão WK em Blumenau
Visualizar tudo
O JOVEM PROGRAMADOR é um PROGRAMA de capacitação tecnológica para formação de pessoas, a partir de 16 anos, para atuar em empresas do Estado de Santa Catarina, independentemente do local onde estejam instaladas.
O curso permite que jovens possam se qualificar em Tecnologia da Informação através do parceiro de ensino, o Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - que dispõe de ampla experiência na área de formação e capacitação de profissionais e disponibilizará as instalações em aproximadamente 23 municípios de Santa Catarina.
Os jovens terão infraestrutura técnica e terão aulas de forma híbrida, presencial e virtual, que exigem que os alunos tenham acesso a equipamentos para a realização das atividades práticas.
Neste ano teremos um projeto-piloto com uma turma exclusiva para mulheres em uma de nossas Unidades! A proposta é fortalecer o acesso das mulheres na área de tecnologia trazendo novas oportunidades para esse público e para o segmento.
A preparação é o foco do PROGRAMA, que não mede esforços para gerar oportunidades para que os alunos conheçam as empresas parceiras. A ideia é proporcionar uma formação de qualidade, bem como interagir em webs de orientação de mercado e de experiência na área ao longo da formação com empresas com forte atuação em desenvolvimento de sistemas, para que os alunos se preparem para buscar colocações em empresas pequenas, médias e grandes da área de TI.
O PROGRAMA se destina a pessoas:
O PROGRAMA é de iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina - SEPROSC e realização do SENAC.
Para a edição de 2026 as cidades são:
Araranguá, Blumenau, Biguaçu, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.
Dúvidas Frequentes
Tem interesse no programa? Complete seus dados abaixo